Associações de doentes organizam primeiro Congresso Nacional de Esclerose Múltipla
A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), a Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e a Associação Todos com Esclerose Múltipla (TEM) uniram esforços para organizar o primeiro Congresso Nacional da Esclerose Múltipla. Agendado para 6 e 7 de dezembro, o encontro contará com a presença da Ministra da Saúde, Marta Temido e pretende ser uma plataforma de partilha sobre as temáticas mais relevantes para a comunidade da esclerose múltipla (EM) em Portugal para melhorar a qualidade de vida do doente.
Subordinado ao tema “Saúde 3.0: melhores cuidados ao doente com EM”, o congresso pretende abordar novas oportunidades terapêuticas e sociais, tendo como princípio uma visão centrada no doente e aberta às novas tecnologias.
Durante dois dias, o evento contará com a presença de 300 participantes e incluirá apresentações dinâmicas, painéis de discussão e workshops técnicos (programa em anexo). Especialistas de diferentes áreas, nomeadamente Infarmed, Ordem dos Médicos e Associação de Administradores Hospitalares vão ter voz a par de alguns doentes, com o intuito de compreender melhor uma patologia que é tão impactante na vida de 8 mil portugueses e suas famílias.
As associações destacam dois projetos inovadores que serão apresentados no congresso: a versão portuguesa do MS Nurse PRO, formação online para enfermeiros que acompanham doentes, desenvolvida pela Plataforma Europeia de Esclerose Múltipla; a aplicação MS Cognition para estimulação cognitiva, de forma dinâmica e divertida. Esta app permite desenvolver a capacidade de atenção, memória, velocidade de processamento e funções executivas, através de jogos com diferentes níveis de dificuldade, adequando-se às necessidades e capacidades de cada pessoa.
Mais informações AQUI.