Associação Portuguesa do Sono lança livro sobre “Patologia respiratória do sono na criança”
Com o objetivo de sensibilizar e contribuir para a formação médica sobre os problemas respiratórios relacionados com o sono que podem ocorrer na criança a Associação Portuguesa do Sono, com o apoio da VitalAire, vai lançar o livro “Patologia respiratória do sono na criança”. Este lançamento vai decorrer no âmbito do evento organizado por esta associação – Lufada 4.0 -, no dia 7 de dezembro, no Hotel Vila Galé em Braga.
“O sono é um dos pilares da vida e a sua qualidade é muito importante havendo, nas crianças, uma inter-relação particular entre sono e respiração – os problemas respiratórios são a causa mais frequente da perturbação do sono das crianças e podem relacionar-se com manifestações a nível do desenvolvimento, comportamento, aprendizagem ou mesmo do foro cardiovascular e metabólico. Podem, inclusivamente, ter repercussões significativas eventualmente irreversíveis e com evolução para a idade adulta”, refere Maria Helena Estêvão, coordenadora desta publicação.
A médica pediatra, com competência em Medicina do Sono, reforça ainda, a propósito da importância da sistematização atualizada que é feita nesta obra, que “a criança que está a crescer e em maturação apresenta determinadas características anatómicas e fisiológicas do foro respiratório que a tornam mais vulnerável a problemas com interferência no sono. Os sintomas são frequentemente subtis, difíceis de identificar, muito diferentes dos apresentados pelos adultos. Os avanços na investigação na patologia respiratória do sono, ocorridos nas últimas décadas, têm vindo a permitir um diagnóstico e tratamento mais precoces, bem como uma monitorização mais minuciosa destes problemas na criança, com a consequente melhoria do controlo clínico e da qualidade de vida”.
O lançamento de um livro dedicado à patologia respiratória do sono na criança “reforça o compromisso que a VitalAire tem assumido na contribuição para a formação dos profissionais da saúde nesta área tão multidisciplinar”, sublinha Jorge Correia. Segundo o Diretor Geral da companhia, para uma melhor abordagem da patologia respiratória do sono na criança é fundamental este cruzamento de conhecimentos entre os especialistas mais diretamente envolvidos na abordagem da população pediátrica e os especialistas em Medicina Geral e Familiar e Pneumologia. “Esperamos que o livro que agora apresentamos seja uma importante ferramenta de apoio tanto para os médicos mais jovens, que agora iniciam a sua atividade nesta área, como para os mais experientes”.
Com o foco em temas como a fisiopatologia, abordagem diagnóstica, morbilidade e terapêutica das várias entidades no âmbito da patologia respiratória do sono na criança, o livro destina-se a todos os médicos que lidam, na sua atividade, com crianças com problemas respiratórios e/ou de sono, tais como pediatras – gerais e das várias subespecialidades -, especialistas de Medicina Geral e Familiar e Pneumologia.
As pediatras Catarina Ferraz, Helena Cristina Loureiro, Inês Azevedo, Maria Helena Estêvão, Marta Rios, Núria Madureira, Rosário Ferreira e Teresa Bandeira são as autoras dos sete capítulos do livro que se pretende que seja um manual importante de formação médica a nível nacional.