Mundipharma apoia Camião da Esperança na luta contra COVID-19
A Mundipharma vai apoiar o Camião da Esperança, no combate à pandemia COVID-19. Trata-se de uma unidade móvel que pretende ajudar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) na realização de testes de diagnóstico laboratorial, facilitando o acesso da população de diversas localidades do país, às unidades de diagnóstico.
A unidade móvel vai percorrer diferentes localidades do interior de Portugal, começando pelo Norte, com arranque marcado para o próximo fim de semana.
O Camião da Esperança está preparado para a realização de mais de 100 testes diários, com a perspetiva de divulgação de resultados em 48 horas. É uma viatura totalmente equipada com instalações adequadas, material médico-cirúrgico e equipamento de proteção individual para todos os profissionais envolvidos. Percorrerá vários municípios do interior até ao dia 19 de maio, com uma equipa de especialistas preparada para informar, cuidar e testar os habitantes destes territórios. A equipa é constituída por quatro médicos, quatro enfermeiros, dois administrativos e um motorista. O período de circulação em cada município é de um a três dias.
A responsabilidade técnica da ação é assegurada pela Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, que articula com a Autoridade de Saúde a identificação de focos prioritários, procedimentos de rastreamento e atuação, sempre com o envolvimento dos responsáveis municipais. Os utentes que são identificados previamente pela ARS realizam os testes nas instalações do Camião da Esperança.
O contributo da Mundipharma no projeto passa por um apoio que viabiliza a compra de equipamento e materiais necessários à realização do serviço assim como a coordenação das equipas de saúde. “Enquanto parceiro de saúde pública estamos altamente comprometidos na prevenção e diagnóstico da Covid-19 e não podíamos deixar de apoiar esta iniciativa. O Camião da Esperança pretende ser uma solução integrada de apoio ao SNS na resposta à pandemia, conseguindo chegar a populações que de outra forma não teriam oportunidade de realizar estes testes”, afirma Sofia Ferreira, diretora-geral da Mundipharma.
Além da Mundipharma, o Camião da Esperança conta ainda com os seguintes parceiros: GALP, TVI, Rádio Comercial, GlobalSport, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), KPMG, Planetiers, Unilabs e as Unidades de Saúde e Administração Regional de Saúde.