Webinar dirigido a profissionais de saúde ligados à área de VIH/Sida
A Gilead Sciences vai organizar um webinar dirigido a profissionais de saúde ligados à área do VIH/Sida no próximo dia 21 de julho, pelas 18h00. O webinar visa discutir o panorama das resistências no VIH em Portugal e qual o grau de confiança que podemos depositar nos regimes antirretrovíricos atuais.
Este webinar será o segundo de um ciclo de eventos e debates organizados pela Gilead, intitulado New Possibilities, em que se pretende que tópicos de interesse e relevância para os profissionais de saúde da área do VIH, sejam discutidos ao longo de uma hora. Recorrendo ao enquadramento nacional, a discussão incidirá sobre o que deve ser valorizado na terapêutica antirretrovírica atual de modo a responder a este desafio, tendo em conta considerações práticas de proximidade ao doente.
Este webinar terá vários momentos de apresentação e debate moderados pela Rosário Serrão, infecciologista do Centro Hospitalar Universitário de São João. Contará com a intervenção de Ana Abecasis, Diretora da Unidade de Saúde Pública Internacional e Bioestatística no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e que tem desenvolvido atividade na área da prevalência de mutações associadas a resistência, no VIH, que irá apresentar o panorama atual de resistências no VIH em Portugal.
Presente estará, também, Cal Cohen, diretor executivo de Medical Affairs na Gilead Sciences, USA na área do VIH, que irá responder à questão da confiança nos regimes mais recentes, abordando as implicações das resistências na terapêutica antirretrovírica e quais as características-chave que devemos considerar na seleção de um regime terapêutico, tendo em conta estes desafios.
Por fim, no painel de abordagem ao doente, Sofia Jordão, infecciologista no Hospital Pedro Hispano, e Miguel Abreu, infeciologista no Hospital de Santo António, trazem-nos uma visão mais prática das considerações clínicas e aspetos a abordar com o doente, no âmbito das resistências e gestão da terapêutica antirretrovírica.
Os profissionais de saúde poderão inscrever-se através do link www.hivlearning.com. Além das apresentações de experiências, espera-se que este seja um fórum de discussão, no qual os participantes podem também intervir através de perguntas ao vivo aos vários especialistas presentes.