GSK lança documentário de sensibilização para a prevenção da meningite meningocócica
Para reforçar o papel da prevenção enquanto estratégia de proteção efetiva da meningite meningocócica, a GSK – GlaxoSmithKline apresenta o documentário “Prevenir a Meningite – Por uma vida inteira pela frente” (disponível em https://youtu.be/xey4IHQhtxg) que conta com a participação de seis especialistas médicos, a mãe de uma criança sobrevivente de meningite e Lenine Cunha, atleta paralímpico e sobrevivente de meningite, entre outros testemunhos.
“Continua a existir algum desconhecimento sobre a real gravidade e severidade da meningite meningocócica enquanto doença que pode ser fatal em poucas horas. Este documentário procura sensibilizar pais, educadores e responsáveis por crianças e adolescentes sobre a importância da prevenção desta doença. O objetivo é termos uma população mais informada, sensibilizada e consciente da importância da vacinação ao longo da vida, não apenas na infância”, menciona Eduardo de Gomensoro, Diretor Médico de Vacinas da GSK Portugal.
Anualmente, em Portugal, são registados casos de doença meningocócica em todas as faixas etárias, incluindo crianças em idade escolar e adolescentes. “É importante lembrar que a meningite meningocócica não escolhe idades e, enquanto empresa ativa no setor da saúde, temos o papel de fornecer à população informação precisa e clara sobre a melhor estratégia de prevenção”, reforça Eduardo de Gomensoro.
Para dar resposta às necessidades existentes na área da vacinação, a GSK investe na colaboração e sinergias com vários atores, sendo que mais de 90% das vacinas em pipeline estão a ser desenvolvidas em conjunto com administrações públicas, prestadores de cuidados de saúde, entidades reguladoras, instituições académicas, organizações não governamentais, fabricantes de vacinas e outros parceiros-chave, com o objetivo de dar resposta aos desafios mundiais de saúde pública, como é atualmente o caso da COVID-19.
“Vivemos tempos extraordinários e, mais do que nunca, a GSK sente a responsabilidade de sensibilizar para a importância da vacinação. Este esforço exige e implica sinergias e consensos, através da colaboração com diferentes entidades, que acreditamos ser a única forma de alcançarmos resultados sustentáveis e duradouros a longo prazo”, conclui Roxana Precu, diretora-geral da GSK Portugal.