Área Reservada

Rita Ferro Rodrigues conduz debate de especialistas sobre alergias nas escolas em tempo de pandemia

Rita Ferro Rodrigues conduz debate de especialistas sobre alergias nas escolas em tempo de pandemia

Hoje, 11 de dezembro, pelas 18h30, realiza-se a sessão virtual “Alergias na escola: riscos em período de Pandemia COVID-19”, uma iniciativa enquadrada nas Sessões Alergo, promovidas pela A. Menarini Portugal, que conta com a participação de três imunoalergologistas experientes, sob moderação da jornalista e apresentadora de televisão Rita Ferro Rodrigues.

Destinada a pais, encarregados de educação e docentes, a iniciativa pretende promover a literacia em saúde destes grupos sobre as doenças alérgicas, sobretudo no momento em que o Mundo está a lidar com a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para falar sobre todos estes temas marcarão presença Celso Pereira, Graça Loureiro e Beatriz Tavares, todos especialistas em Imunoalergologia. Rita Ferro Rodrigues, enquanto jornalista, conduzirá a conversa, colocando ao painel as principais questões da audiência.

Na opinião de Celso Pereira, abordar o tema do impacto das doenças alérgicas em ambiente escolar é de extrema importância uma vez que “as doenças alérgicas são seguramente o grupo de patologias mais frequente na população infantil, incluindo a creche, os patamares pré-escolar e escolar e o posterior processo educativo. Um melhor conhecimento dos sintomas alérgicos e do seu tratamento e controlo precoces são fundamentais, tanto mais que podem ser fatores de deficiente rendibilidade no desempenho escolar, no absentismo e naturalmente na qualidade de vida da criança”.

Entre os temas a abordar está o conhecimento já adquirido sobre o novo vírus SARS-CoV-2 e o seu potencial impacto na população alérgica, nomeadamente as crianças, analisando os graus de risco, as principais vias de transmissão e as formas mais eficazes de prevenção.

No momento em que o Mundo está confrontado com a pandemia causada pelo novo coronavírus, faz sentido reforçar a atenção para as doenças alérgicas uma vez que “a preocupação dos doentes alérgicos e seus cuidadores aumentou com esta pandemia, sendo fundamental esclarecer sobre o risco destes doentes”, acrescenta Graça Loureiro. Serão ainda esclarecidas dúvidas sobre como distinguir algumas doenças alérgicas, como a rinite e a asma, da COVID-19.

Por toda a conjuntura, Beatriz Tavares considera que a sessão será uma oportunidade para esclarecer doentes alérgicos, pais, cuidadores e toda a comunidade educativa sobre “diferentes aspetos relacionados com a interferência entre doenças alérgicas e COVID-19”, sendo o formato virtual seguro e facilitador “para passar a mensagem, permitindo igualmente a troca de ideias, nomeadamente resposta às questões colocadas”.

A sessão virtual é gratuita e vai ser transmitida em https://sessoesalergo.webinarsmenarini.secretariado.pt.