Pedalar pela Síndrome de Asperger
Filipe Gaivão vai pedalar de Braga até Lisboa, um percurso de 1300 quilómetros, para sensibilizar para a Síndrome de Asperger. A iniciativa realiza-se de 13 a 24 de julho e conta ainda com o apoio de algumas figuras públicas, como Mariana Monteiro, Cuca Roseta e Marisa Liz.
O ciclista Filipe Gaivão junta-se à Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger (APSA) através do desafio que o vai pôr a pedalar pelo país, em prol das pessoas com Síndrome de Asperger. A APSA vai acompanhar o ciclista em algumas etapas, onde apresentará, também, sessões de sensibilização sobre a síndrome de asperger e de atendimento às famílias.
A iniciativa realiza-se de 13 a 24 de julho, com a partida marcada para o primeiro dia, em Braga, às 11h00. Filipe Gaivão inicia, assim, uma jornada de 1300 quilómetros, em 12 dias e que vai ligar Braga a Lisboa, com passagem por cidades como Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Évora, Odemira e Setúbal.
De Norte a Sul, esta aventura termina dia 24 de julho na Casa Grande, sede da APSA em Benfica, Lisboa.
Para assinalar a chegada do ciclista, a APSA convida algumas figuras públicas, que se associam a esta causa e participam na última etapa do percurso (Belém-Benfica). A conclusão desta iniciativa será ainda marcada por um pequeno concerto da Banda APSA – a banda composta por jovens com SA.
Piedade Líbano Monteiro, presidente da APSA explica: “a iniciativa é uma prova dura para o Filipe Gaivão, que muito agradecemos o esforço e dedicação, e que queremos acompanhar de perto não só para o apoiar, mas também para levar informação que fará certamente a diferença para muitas famílias. Este desafio é uma oportunidade de descentralizar o nosso apoio, através da partilha do conhecimento que temos vindo a adquirir sobre a síndrome de asperger. Como costumamos dizer, esta é uma diferença que não está na cara, mas existe!”.
A SIC Esperança é o parceiro social desta ação. As sessões de sensibilização a realizar em Braga, Castelo-Branco e Setúbal contam com o apoio das autarquias locais. Na cidade de Évora a APSA conta com o apoio da Reitoria da Universidade de Évora.
PROGRAMA PEDALAR PELA SÍNDROME DE ASPERGER
13 de julho – 11h30 PARTIDA DE BRAGA – Montalegre
14 de julho – Montalegre – Vila Real
15 de julho – Vila Real – Viseu
16 de julho – Viseu – Guarda
17 de julho – Guarda – Castelo Branco (Chegada às 15h45)
18 de julho – Castelo Branco – Portalegre
19 de julho – Portalegre – Évora (Chegada às 17h00)
20 de julho – Évora – Beja – Castro Verde
21 de julho – Castro Verde – Faro
22 de julho – Faro – Odemira
23 de julho – Odemira – Setúbal (Chegada às 16h30)
24 de julho – Setúbal – CHEGADA A LISBOA às 14h30 (Casa Grande, Sede da APSA)
Informação completa sobre o percurso e horários disponíveis no website da APSA. Para acompanhar a iniciativa consultar as redes sociais da APSA, nomeadamente o Facebook e o Instagram.