Candidaturas abertas para novo Prémio de Jornalismo sobre a reabilitação e qualidade de vida após o AVC
A Associação “Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos” está a lançar o prémio de jornalismo para trabalhos na área da qualidade de vida do doente após o AVC, com o apoio da Bayer Portugal. A entrega de candidaturas decorre até ao dia 15 de dezembro deste ano.
Trata-se de um total de 4500 euros a distribuir pelas diferentes categorias de rádio, televisão e imprensa (papel ou digital), que tem como objetivo incentivar e reconhecer o interesse e qualidade dos trabalhos jornalísticos na área da saúde, em Portugal, particularmente debruçando-se sobre a realidade de quem sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os trabalhos a concurso devem ser entregues à Portugal AVC em formato eletrónico, para o email info@portugalavc.pt, até ao dia 15 de dezembro de 2021.
O Prémio destina-se a todos os jornalistas residentes em Portugal Continental e nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores cuja peça jornalística tenha sido exibida/disseminada na Imprensa (papel e/ou digital), em Rádio ou em Televisão, entre os dias 20 de abril de 2020 e 30 de novembro de 2021 (abrangendo também o Dia Nacional do Doente com AVC – 31 de março e o Dia Mundial do AVC – 29 de outubro).
O AVC é a 1.ª causa de morte em Portugal e, sobretudo, de incapacidade em Portugal, deixando sequelas no doente que importa destacar.
É importante destacar o tema da reabilitação após o AVC, considerando que deve iniciar-se logo após o AVC, sem sofrer interrupções porque dessa reabilitação pode depender a melhor recuperação de sequelas sofridas, com reflexos na qualidade de vida dos sobreviventes e suas famílias, e mesmo nos custos sociais e económicos (inclusive para o SNS e para a Segurança Social).
Essa reabilitação deve poder ser coordenada e multidisciplinar, assim como o acesso aos cuidados de reabilitação devem ser equitativos por todo o país, verificando-se hoje em dia discrepâncias no acesso conforme o local do país.