Portugal assina Plano de Ação para o AVC na Europa
A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos já cooperavam nos esforços para a melhoria da prestação de cuidados ao AVC em Portugal. Um passo importante foi dado no final de agosto de 2021, em que as autoridades portuguesas de Saúde se comprometeram, através da Direção-Geral da Saúde, a suportar a implementação do Plano de Ação para o AVC na Europa, lançado pela European Stroke Organization e pela Stroke Alliance for Europe, com ações específicas e adaptadas à realidade nacional.
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) continua a ser uma das principais causas de morte e incapacidade na Europa e as projeções mostram que, com a abordagem atual, a sobrecarga do AVC continuará a aumentar em 25% na próxima década. Mesmo nesta fase de pandemia que vivemos, o AVC continua a ser um dos principais motivos de internamento e requer atenção constante para um tratamento rápido e eficaz, assim como para uma reabilitação coordenada, multidisciplinar e atempada.
A Organização Europeia do AVC (European Stroke Organization – ESO) desenvolveu em cooperação com a Stroke Alliance for Europe (SAFE) um Plano de Ação para o AVC na Europa (SAP-E), para aplicar entre os anos de 2018 a 2030.
Este Plano pretende alcançar melhorias em todos os momentos que envolvem cuidados ao AVC, incluindo a prevenção primária, organização dos serviços que prestam cuidados no AVC, tratamento de fase aguda, prevenção secundária, reabilitação, avaliação dos resultados e melhoria da qualidade de vida após o AVC. O detalhe do Plano de Ação para o AVC na Europa pode ser consultado AQUI.
A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) e a Portugal AVC – União de Sobreviventes, Familiares e Amigos, que são, respetivamente, a principal sociedade científica e a associação de doentes na área do AVC em Portugal, trabalharam em conjunto para estabelecer um compromisso na prestação de cuidados ao AVC. Um passo importante foi dado no final de agosto de 2021, em que as autoridades portuguesas de Saúde se comprometeram, através da Direção Geral de Saúde, a suportar a implementação do Plano de Ação para o AVC na Europa.
Assim, Portugal junta-se a vários países europeus no combate ao AVC, com um plano conjunto até ao ano de 2030. A SPAVC e a Portugal AVC continuarão empenhadas nas suas iniciativas científicas e ações junto da comunicação social e população, de forma a contribuir para melhorar a qualidade de vida do sobrevivente de AVC e sua família, bem como diminuir os custos socioeconómicos associados ao AVC em Portugal.