Guilherme Macedo eleito presidente da Organização Mundial de Gastrenterologia
Guilherme Macedo, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), tomou hoje posse da presidência da Organização Mundial de Gastrenterologia (World Gastroenterology Organisation – WGO). Pela primeira vez, um português passa a representar esta especialidade com o propósito de melhorar a Saúde Digestiva da população portuguesa e do Mundo.
A WGO é uma federação de sociedades científicas de Gastrenterologia, representando mais de 50 mil especialistas de todo o mundo. A sua missão é a salvaguarda e promover a Saúde Digestiva.
“É com muito orgulho que acolho esta missão depois de tantos anos de uma carreira/vida dedicada ao serviço da Saúde Digestiva”, revela Guilherme Macedo e acrescenta que “este cargo é um privilégio”. “Reforça o empenho que imprimo, todos os dias, em desenvolver, reforçar e promover a imagem e o papel do gastrenterologista, sobretudo pela importância que apresenta na comunidade, e dotar as pessoas de informação imprescindível no que diz respeito à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento de doenças digestivas.”
Guilherme Macedo é diretor do Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário de São João e Professor Catedrático convidado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), onde se licenciou. O seu serviço é agora um dos 23 centros de referência mundiais desta especialidade.
Foi presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado e da Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva e do Clube Português do Pâncreas, secção especializada da SPG. Ocupou vários cargos de chefia em diferentes unidades de saúde públicas e privadas. Em 2015, foi distinguido com o Prémio Internacional de Liderança pelo Colégio Americano de Gastrenterologia.
Tem cerca de 350 artigos científicos publicados em revistas indexadas. Como investigador, desenvolve as suas principais áreas de interesse são o desenvolvimento da tecnologia endoscópica e a saúde do fígado.
Durante a sua formação, passou pela Alemanha, por França e pelos Estados Unidos.
A Saúde Digestiva ocupa um papel central nas nossas vidas. O aparelho digestivo, cujos órgãos são responsáveis pela absorção, mobilização e integração de nutrientes, é essencial para a sobrevivência humana e a elevada incidência de patologias digestivas a nível mundial justifica a seriedade da consciencialização para este tema. Em particular, é de extrema relevância sublinhar a importância do papel do Gastrenterologista na saúde digestiva no seu primeiro pilar fundamental: a prevenção