Doença cardíaca foi a causa de morte que mais aumentou nos últimos 20 anos
No âmbito do Dia Nacional do Doente Coronário que se assinala hoje, 14 de fevereiro, partilhamos um artigo de opinião da autoria de Irene Marques – Coordenadora do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da SPMI – que aborda a doença cardíaca, a causa de morte que mais aumentou nos últimos 20 anos.
![](https://raiox.pt/wp-content/uploads/2025/02/Irene-Marques-2-683x1024.jpg)
O doente coronário é aquele que sofre de um tipo específico de doença cardiovascular designada doença coronária ou doença cardíaca isquémica, que atinge as artérias coronárias que levam o sangue e o oxigénio ao coração. Esta doença é frequente em fumadores e em pessoas mais idosas, obesas, com colesterol elevado, Hipertensão Arterial e/ou Diabetes mellitus.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a doença cardíaca isquémica representou a principal causa de morte mundial em 2021, sendo responsável por 13% de todas as mortes. Além disso, foi a causa de morte que mais aumentou nos últimos 20 anos, de 2,7 milhões em 2000 para 9,1 milhões de mortes em 2021. Sabe-se que os doentes coronários têm maior risco de complicações graves e morte se contraírem infeções, nomeadamente infeções respiratórias comuns, como a gripe, a COVID-19 ou as pneumonias.
Contudo, há boas notícias. A doença coronária por ser evitada ou atrasada através da adoção de um estilo de vida saudável, dieta equilibrada, exercício físico regular e do controle adequado da Hipertensão arterial, da Diabetes Mellitus e hipercolesterolemia, com medicamentos que estão acessíveis para todos os portugueses. Além disso, temos vacinas muito eficazes para prevenir as infeções respiratórias.
Quando a doença coronária já está presente, manifestando-se como Enfarte do Miocárdio, Angina ou Insuficiência Cardíaca, saiba que existem tratamentos eficazes que podem permitir que viva sem sintomas e com boa qualidade de vida. Neste caso, é essencial que siga as recomendações dos profissionais de saúde e tome corretamente as medicações prescritas.
Portanto, se é familiar de um doente coronário ou experiencia esta doença na primeira pessoa, use este conhecimento para viver mais e melhor. Cuide de si e do seu coração!