Área Reservada

20 de outubro | Dia internacional para a Consciencialização das Mastocitoses e Outras Doenças Mastocitárias

20 de outubro | Dia internacional para a Consciencialização das Mastocitoses e Outras Doenças Mastocitárias

Mastocitoses: doenças raras que exigem maior sensibilização e diagnóstico precoce

No dia 20 de outubro, assinala-se o Dia Internacional para a Consciencialização das Mastocitoses e Outras Doenças Mastocitárias, uma iniciativa global que pretende alertar a população e os profissionais de saúde para um grupo de doenças ainda pouco conhecidas e, frequentemente, subdiagnosticadas.

A mastocitose e as síndromes de ativação mastocitária resultam de uma proliferação ou ativação anómala dos mastócitos, células que fazem parte do sistema imunitário e que estão envolvidas nas reações alérgicas. Estas doenças podem causar sintomas muito variados, como reações alérgicas graves (anafilaxia), dor abdominal, diarreia crónica, manchas na pele, osteoporose ou fraturas ósseas. Por apresentarem sinais tão diferentes de pessoa para pessoa, muitas vezes passam vários anos até que o diagnóstico seja estabelecido .

Em Portugal, a Imunoalergologia integra o conjunto de especialidades médicas com formação para identificar e tratar estas doenças. Cabe-lhe investigar a causa da ativação dos mastócitos, estudar possíveis alterações genéticas e orientar o plano de tratamento de forma personalizada, incluindo medidas de prevenção e controlo das reações alérgicas graves. Um diagnóstico atempado e uma referenciação adequada permitem reduzir o risco de complicações e abrir caminho a novas opções de tratamento, como medicamentos que atuam de forma mais precisa nos mecanismos da doença.

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) associa-se a esta efeméride para reforçar a importância do conhecimento, da formação e da sensibilização para as mastocitoses e síndromes de ativação mastocitária. Conhecer melhor as doenças mastocitárias é o primeiro passo para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Neste Dia Internacional para a Consciencialização das Mastocitoses e Outras Doenças Mastocitárias, a SPAIC reafirma o seu compromisso com a promoção da ciência, da educação médica e com a melhoria do acesso a cuidados de saúde cada vez mais humanizados e diferenciados nesta área.