Área Reservada

Sofia Duque defende que modelo geriátrico espanhol pode ser replicado em Portugal

Sofia Duque defende que modelo geriátrico espanhol pode ser replicado em Portugal

“Geriatria e Medicina Interna não são especialidades antagónicas. São complementares”

No âmbito da 8.ª Reunião do Núcleo de Estudos Geriátricos da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, realizada em Espinho, nos dias 16 e 17 de outubro, teve lugar uma highlight session sobre “Modelos Assistenciais de Geriatria na Península Ibérica: Caminhos e respostas do país vizinho”. A sessão contou com a participação de dois especialistas espanhóis que acompanharam de perto o reconhecimento da Geriatria enquanto especialidade, em Espanha, e partilharam a sua experiência do lado de lá da fronteira. Francisco Tarazona, o atual presidente da Sociedade Espanhola de Geriatria e Gerontologia, e Alfonso Cruz Jentoft, o responsável pelo departamento de Geriatria do Hospital Ramon e Cajal, em Madrid, não esconderam as dificuldades iniciais, nomeadamente no que respeita ao ensino da Geriatria, mas sobretudo à implementação da especialidade nos hospitais. Cerca de 47 anos depois, “praticamente todos os hospitais espanhóis têm uma Unidade de Geriatria e isso reflete-se nos indicadores de qualidade de vida, de redução da dependência, redução do número de dias de internamento e da taxa de re-internamento”, como explicou Francisco Tarazona.

Quanto aos transtornos iniciais por parte da Medicina Interna, “com o tempo foram desaparecendo. Geriatria e Medicina Interna têm, hoje em dia, bem marcado o seu lugar dentro dos hospitais”, referiu Alfonso Cruz Jentoft. Até porque, nem todo o doente idoso carece de acompanhamento geriátrico.

Participaram também nesta sessão, Lia Fernandes, médica psiquiatra com competência em Gariatria, Diretora do Curso de Especialização em Geriatria Clínica da Faculdade de Medicina do Porto e presidente da Competência de Geriatria da Ordem dos Médicos, Manuel Teixeira Veríssimo, presidente da Região Centro da Ordem dos Médicos, João Gorjão Clara, Fundador e Coordenador da Unidade Universitária de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Raquel Gonçalves, gerontóloga e membro da direção da Associação Nacional de Gerontólogos. Participou também Sofia Duque, especialista em Medicina Interna, com competência em Geriatria, coordenadora do Núcleo de Estudos de Geriatria da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna que, em declarações ao RaioX, apresentou, de forma resumida, os principais tópicos deste debate.