40 anos depois do início da epidemia de SIDA, novos dados revelam que pessoas com VIH continuam a ser discriminadas

O estigma e o preconceito generalizados contra as pessoas que vivem com VIH continuam a persistir, de acordo com um novo inquérito internacional, que inclui dados de Portugal, divulgado  no âmbito do Dia Mundial da Luta Contra a SIDA, que se assinala a 1 de dezembro.

Promovido pela ViiV Healthcare, a empresa especialista global em VIH, propriedade maioritária da GlaxoSmithKline Plc (“GSK”), com Pfizer Inc. e Shionogi Limited como acionistas, o inquérito revela que o público em geral tem atitudes desatualizadas, preconceitos e perceções negativas em relação às pessoas que vivem com VIH, apesar da infeção ser atualmente controlada de forma eficaz com medicamentos antirretrovirais (ARV). 1 em 5 (21%) das pessoas contactadas acreditam – de forma errada – que o VIH pode ser transmitido através do beijo.

O inquérito, conduzido online pela The Harris Poll, entrevistou 5047 adultos em quatro países: Austrália, Portugal, Reino Unido e Estados Unidos. De acordo com os resultados, 4 em 5 (81%) portugueses responderam que não sabem que uma pessoa que vive com VIH e que está a fazer tratamento eficaz, não transmite o vírus aos seus parceiros sexuais devido ao facto do mesmo estar indetetável no seu sangue. A evidência científica estabelece inequivocamente o conceito, Indetetável = Intransmissível  (I = I) como cientificamente válido, apesar de existirem conceções erradas sobre este tema.

O inquérito reforça a importância das campanhas antiestigma, como a HIV in View, uma colaboração entre a ViiV Healthcare e a Shutterstock Studios, que tem como objetivo estabelecer a maior biblioteca de fotos online de pessoas que vivem com VIH. A iniciativa apresenta imagens que retratam, de forma autêntica, a realidade de viver com VIH nos dias de hoje.

A fotogaleria de imagens contém inúmeros exemplos inspiradores de como as coisas mudaram para muitas pessoas que vivem com a doença.

“Estes dados são um lembrete oportuno de que as pessoas que vivem com VIH ainda enfrentam estigma e discriminação, com base em estereótipos ultrapassados e mal-entendidos. Campanhas como HIV in View continuam a ser importantes e necessárias, ao desafiar estes pontos de vista e como plataforma para construir uma melhor consciência de como é viver com VIH hoje. Estamos orgulhosos de liderar esta iniciativa e agradecemos a todos os que participaram até ao momento”, defende Inês Roxo, Country Manager da ViiV Healthcare Portugal.

Descarregue a galeria aqui para fazer parte da mudança na forma como o mundo vê a infecção pelo VIH.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt