Crónica NeuroSer: Demência e Expressão Artística
A criatividade é algo que vamos desenvolvendo ao longo da vida e que potencia as funções cognitivas, as funções motoras e a socialização.
Na demência é fundamental que a pessoa possa participar em atividades que vão ao encontro dos seus interesses, hábitos, hobbies e que contribuam para o seu bem-estar. Estas atividades poderão ser realizadas em família e é uma oportunidade para promover a união e momentos prazerosos entre todos.
A música, a pintura, a cozinha são óptimas formas de explorar a expressão artística do indivíduo e podem ser uma oportunidade de transmitir emoções para quem tem dificuldades de comunicação verbal. Muitas vezes, é nestas atividades que são evocadas memórias significantes, dado que estas são as mais resistentes a uma lesão cerebral por estarem ligadas a uma vivência emocional intensa. Por exemplo, ao ouvirem uma música é possível que não se lembrem do nome da mesma, mas como esta está associada a um momento marcante da sua vida, a recordem, a cantem e dancem ao ouvi-la e este fenómeno está presente mesmo nas fases mais avançadas da demência.
Mesmo que ao longo da vida não tenha desenvolvido um particular interesse pelas mesmas, a pessoa com demência pode descobrir novos interesses.
Ao realizar uma atividade deste tipo tenha em conta as seguintes dicas:
– Promova a opinião da pessoa sobre a tarefa que estão a realizar;
– Procure realizar atividades de fácil execução/compreensão e que sejam do agrado da pessoa;
– Realize a atividade num ambiente tranquilo e que lhe seja familiar;
– Utilize materiais que garantam a segurança da pessoa;
– Seja um participante ativo e faça a atividade em conjunto com a pessoa;
– Seja flexível e dê tempo suficiente para que a pessoa consiga realizar a atividade;
– Limite a duração da atividade (15-30 minutos).
Lembre-se que a estruturação das atividades não deverá ser a principal fonte de preocupação para os familiares. O importante é que a pessoa possa participar com prazer na atividade – indepententemente da sua natureza – e que possam ser criados momentos de harmonia familiar.
Crónica quinzenal da autoria NeuroSer.