Área Reservada

APAV assinala Dia Europeu da Vítima de Crime

APAV assinala Dia Europeu da Vítima de Crime

Hoje, dia 22 de fevereiro, assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime. Este dia foi criado para recordar e assinalar os direitos de todas as pessoas que foram e que são vítimas de crime. Todos os anos milhões de crianças e de adultos, homens e mulheres, pobres e ricos, sofrem nas mãos de criminosos. Em Portugal, as iniciativas deste dia, estão a cargo da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) que realiza, durante todo o dia de hoje um evento, nos Serviços da Sede, na Rua José Estêvão 135-A, em Lisboa.

A Associação Portuguesa de Apoio à Vitima é uma instituição particular de solidariedade social, pessoa coletiva de utilidade pública, que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais. Neste evento, apresenta as Estatísticas/Infografia sobre apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. Promove um Seminário/Debate: “Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual” e lança uma nova campanha de sensibilização que pretende alertar para o facto de todas as pessoas poderem ser, em algum momento das suas vidas, vítimas de crime. A campanha resulta da parceria com a Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e foi desenvolvida por um grupo de alunos: Beatriz Matos Pires, Cristiana Soalheiro, Maria Inês Coimbra, Maria João Citério, Miguel Rosa e Sofia Fernandes.

Nestes dois anos de atividade foram apoiadas 446 crianças e jovens vítimas de violência sexual, o que corresponde a cerca de 19 novos processos de apoio por mês. A maioria das vítimas são raparigas, especialmente entre com idades entre os 14 e os 17 anos. Verificou-se que, destes processos de apoio, a maioria dos atos violentos aconteceu de forma continuada, sobretudo em contexto intrafamiliar.

A APAV está disponível para apoiar, através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita, dias úteis 09h-21h), Messenger (Facebook), vídeochamada (Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

Estatísticas: Apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual (PDF)

Campanha de sensibilização (ZIP)

 

Por Rita Rodrigues