Área Reservada

Já são conhecidos os vencedores do MatcH the Guidelines na Reumatologia

Já são conhecidos os vencedores do MatcH the Guidelines na Reumatologia

Salomé Garcia, interna no Centro Hospitalar de São João, venceu a primeira edição do MatcH the Guidelines na Reumatologia. O anúncio foi feito no decorrer das Jornadas de Outono da Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR), que decorreram entre os dias 5 e 7 de outubro. 

O MatcH the Guidelines é uma plataforma online onde, quinzenalmente, os participantes foram desafiados a resolver casos clínicos ficcionados, que ilustram situações e condições da vida real, elaborados por uma Comissão Científica independente, presidida pelo reumatologista João Eurico da Fonseca. Os casos clínicos incidiram sobre diversas doenças reumáticas, como a artrite, a espondilite anquilosante, a esclerose sistémica e o lúpus eritematoso sistémico.

O Projeto Match the Guidelines na Reumatologia constitui uma forma inovadora de exercitar o raciocínio clínico, combinando os conhecimentos clínicos com os conhecimentos sobre as recomendações nacionais e internacionais publicadas, com a rapidez de decisão. A boa adesão que registou confirmou o interesse deste modelo de auto-aprendizagem, num ambiente de desafio e competição”, afirma João Eurico da Fonseca.

Para Luís Miranda, presidente da SPR, “trata-se de uma excelente iniciativa, que pretende encorajar a consulta e a utilização das recomendações relevantes no tratamento das doenças reumáticas. As guidelines da Sociedade Portuguesa de Reumatologia, bem como as internacionais, têm o poder de harmonizar e otimizar o tratamento e, consequentemente, melhorar os outcomes dos doentes. Daí ser tão importante promover a sua implementação na prática clínica”, afirma Luís Miranda.

Depois da apresentação de um caso exemplo e a realização dos primeiros 6 casos, foram apurados os 10 participantes com melhor desempenho, que tiveram acesso ao sétimo e último caso, que ditou os grandes vencedores do MatcH the Guidelines. Salomé Garcia foi a grande vencedora e irá beneficiar de apoio para formação médica no valor de 4.000 euros. Foi também atribuído um prémio de 1.000 euros a Daniela Faria, interna de Reumatologia, que ficou em segundo lugar.

Salomé Garcia, vencedora do projeto, afirma: “Com o MatcH The Guidelines consegui testar e desenvolver competências de decisão clínica tendo por base as mais recentes recomendações. É um contributo e investimento únicos na formação médica”.