Área Reservada

Dia Mundial do Cérebro sensibiliza para a consciencialização da esclerose múltipla

Dia Mundial do Cérebro sensibiliza para a consciencialização da esclerose múltipla

Comemora-se hoje, 22 de julho, o Dia Mundial do Cérebro, uma efeméride instituída pela World Federation of Neurology (WFN), que tem como objetivo alertar, todos os anos, para as grandes questões do cérebro e da sua importância para uma qualidade de vida melhor. Neste ano, o tema da efeméride é dedicado à sensibilização da esclerose múltipla (EM), uma doença crónica inflamatória e degenerativa que afeta o sistema nervoso central.

 

De forma a assinalar o dia, as associações de doentes com EM, nomeadamente Associação Nacional de Pessoas com Esclerose Múltipla (ANEM) e Sociedade Portuguesa de Pessoas com Esclerose Múltipla (SPEM), juntaram-se aos profissionais de saúde, em frente à Casa da Música, no Porto, pelas 15h00,  na Gare do Oriente, em Lisboa, pelas 10h30, e na sede da SPEM em Coimbra, durante o dia, para distribuir balões e reforçar a importância de um diagnóstico cada vez mais precoce, para um acesso atempado a tratamentos que podem mudar vidas.

 

Haverá ainda um webinar, pelas 18h30, dedicado à efeméride, de nome: “O Cérebro e a EM – Um desafio para a investigação em NeuroCiências”. E, por último, ser apresentado um vídeo de testemunhos de pessoas com EM (link para download do vídeo), numa pequena reunião, em frente à Casa da Música, que irá demonstrar de que forma atividades como a escrita, leitura, música, pintura e desporto ao longo da vida ajudam a manter o cérebro ativo, especialmente em doenças neurodegenerativas. O vídeo ficará também disponível online nas redes sociais.

A ação a realizar no Porto, promovida pelo Conselho Português para o Cérebro, é da responsabilidade da Associação Nacional de Pessoas com Esclerose Múltipla (ANEM), da Sociedade Portuguesa de Pessoas com Esclerose Múltipla (SPEM), de Ana Martins da Silva (Serviço de Neurologia do Centro Universitário do Porto) e de Pedro Abreu (Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar e Universitário de São João), com o apoio da Merck.

 

Estima-se que a cada cinco minutos alguém recebe um diagnóstico de EM,uma doença neurológica que afeta mais de 2,8 milhões de pessoas de todas as idades a nível mundial. Em Portugal, estima-se que existam cerca de  8000 doentes com EM.

 

Esta iniciativa, no Dia Mundial do Cérebro, pretende sensibilizar para a importância do diagnóstico, do tratamento e de hábitos de vida saudáveis essenciais para melhorar a  qualidade de vida de todos aqueles que vivem com EM e dos seus cuidadores.