Bilbau recebe o III Congresso Internacional de Hidratação

Entre os dias 13 e 15 de maio, o Palácio Euskalduna, em Bilbau, será o palco do III Congresso Internacional e V Nacional de Hidratação. A organização do congresso é da responsabilidade da Cadeira Internacional de Estudos Avançados em Hidratação da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, com o apoio científico das sociedades, fundações, universidades e centros de investigação europeus e ibero-americanos. Neste encontro internacional serão apresentados os mais recentes estudos científicos sobre hidratação e saúde e irá discutir-se sobre a gestão sustentável da água.

O evento que contará com a participação de profissionais de saúde internacionais de distintas áreas como endocrinologia e nutrição, saúde pública, tecnologia dos alimentos, bioquímica e biologia molecular, nefrologia e fisiologia do desporto, tem como objetivo reforçar a importância de uma hidratação correta nas várias etapas da vida e no âmbito de um estilo de vida saudável, bem como da necessidade de serem implementadas medidas de sustentabilidade da água no sentido de fazer frente às alterações climáticas.

A inauguração ficará ao cargo de Javier Aranceta-Bartrina, diretor da Cátedra Internacional de Estudios Avanzados en Hidratación (CIEAH) para a América Latina e Professor de Nutrição Comunitária da Universidade de Navarra, e de Lluís Serra-Majem, presidente do Comité Científico do Congresso, Diretor da CIEAH e Catedrático de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Universidad de Las Palmas de Gran Canaria (ULPGC), responsável pela palestra ‘Hidratação e saúde: prova científica e recomendações’.

A conferência de encerramento, no dia 15 de maio, subordinada ao tema ‘Hidratação e equilíbrio nutricional’ será da autoria de Adam Drewnowski, catedrático de Epidemiologia, Diretor do Centro de Nutrição e Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública, e Diretor do Centro de Investigação de Obesidade da Universidade de Washington (EUA). Durante os três dias, os especialistas analisarão de forma multidisciplinar todos os aspetos ligados à hidratação. Estão agendadas sessões científicas sobre as necessidades da hidratação na prática desportiva, o estado da hidratação da população, os aspetos comportamentais e os mitos da hidratação, entre outros temas.

Por Rita Rodrigues


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt