Cientistas apelam para uma abordagem de ‘Uma Só Saúde’ com o objetivo de proteger os tutores e os animais de companhia contra o aumento da temperatura

A MSD Animal Health realizou um painel virtual de discussão entre os principais cientistas Médico-Veterinários de toda a Europa para chamar a atenção para uma abordagem de “Uma Só Saúde” na proteção dos animais de companhia e dos seus tutores, contra o impacto da alteração das estações do ano e do aumento da temperatura.

A MSD Animal Health reconhece a importância da abordagem “Uma Só Saúde”, que considera que os animais, as pessoas e o ambiente fazem parte de um sistema fortemente interligado. “Reconhecemos que questões, tais como as Zoonose e as doenças infeciosas, estão interrelacionadas na nossa procura pela saúde e bem-estar animal”, afirma Hans-Guenther Dittrich, vice-presidente da MSD Animal Health. “Através do compromisso da MSD Animal Health com The Science of Healthier Animals®, continuamos a dar o nosso contributo para abordar questões de saúde partilhadas, trabalhando com os Médicos Veterinários e com a comunidade através da nossa campanha ‘Protect Our Future Too’. Ao reunir especialistas para partilhar novas aprendizagens vamos ajudar a ter um impacto positivo na saúde dos animais de companhia e das pessoas e a melhorar o bem-estar”.

Os parasitas estão a tornar-se mais ativos ao longo de todo o ano, especialmente com temperaturas mais quentes, aumentando a ameaça tanto de doenças novas como de doenças já estabelecidas. O aumento da temperatura permite que os parasitas se espalhem mais rapidamente pela Europa, o que cria novos riscos de doenças para os seres humanos e animais, tais como a Babesiose, a Anaplasmose ou a Doença de Lyme.

“Os animais de companhia são uma parte vital das nossas famílias e acreditamos que a campanha ‘Protect Our Future Too’ fornece aos tutores e Médicos Veterinários informações valiosas para garantir que os animais de companhia estão seguros, saudáveis e protegidos”, disse Graça Palma, Gestora da Unidade de Negócio dos Animais de Companhia, MSD Animal Health Portugal. “Esta iniciativa da MSD Animal Health aumenta a consciência sobre os riscos para os animais de companhia e para os seus tutores, causados pela alteração das estações do ano, especialmente pelas temperaturas mais quentes”.

O Painel de Discussão Fornece Perspicácia e Orientação aos Médicos Veterinários

O painel de discussão virtual contou com 12 especialistas Médico-Veterinários, que falaram sobre o impacto que a alteração das estações do ano, especialmente o aumento da temperatura, tem nos animais de companhia e nos seus tutores, bem como orientações práticas para os Médicos Veterinários locais, de forma a garantir que os animais de companhia são saudáveis e felizes.

Inês Barbosa, Médica Veterinária, Técnica de Animais de Companhia na MSD Animal Health Portugal afirma que: “A oportunidade que os Médicos Veterinários, que trabalham diariamente no terreno, tiveram para estarem presentes no Evento RE:ACT LIVE foi extremamente enriquecedora, permitindo uma perspetiva dos profissionais que no seu dia-a-dia trabalham em conjunto com os tutores para garantir a proteção dos animais de companhia e, claro, dos seus tutores. Foi identificada, por todos os intervenientes, uma necessidade premente de disponibilizar materiais educativos sobre o impacto da alteração das estações do ano na saúde dos animais de companhia. Por exemplo, é importante dar a conhecer a importância de proteger os animais de companhia dos parasitas externos, de acordo com a realidade do local onde vivem. As carraças, são parasitas que conseguem manter a sua atividade quando a temperatura se encontra acima dos 7 C, o que implica que no nosso País possam, em algumas regiões, estar ativas durante todo o ano, podendo parasitar os animais e transmitir doenças”.

Sobre Protect Our Future Too

A campanha “Protect Our Future Too” (#protectourfuturetoo) pretende sensibilizar a população para o impacto que a alteração das estações do ano tem sobre os animais de companhia e a relação entre animais de companhia e tutores. Como parte vital da sociedade, a MSD Animal Health acredita que é importante tomar medidas para proteger também o futuro dos animais de companhia. Esta iniciativa procura educar e informar Médicos Veterinários e tutores ao longo do ano, a fim de criar consciência sobre a forma como podem ajudar a proteger os animais de companhia.

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt