Daiichi Sankyo Portugal lança Twitter na semana de sensibilização para a fibrilhação auricular

A criação da conta de Twitter pretende “reforçar o posicionamento da Daiichi Sankyo no compromisso com os doentes, disponibilizando um canal institucional e informativo para promover a literacia em saúde e o envolvimento do doente na gestão da sua doença”. O lançamento deste canal surge durante a semana de sensibilização para a fibrilhação auricular – “Gobal AF Aware Week” (20 a 26 de novembro) – promovida anualmente pela Associação Internacional para a Fibrilhação Auricular (AF Association).

Depois do lançamento do canal “Anticoagulação 360º” na plataforma “Dr. Share – Medical Social Network”, dirigida exclusivamente a profissionais de saúde, a Daiichi Sankyo Portugal lança agora uma conta institucional na rede social Twitter, @DaiichiSankyoPT, de acesso livre.

“A conta da Daiichi Sankyo Portugal no Twitter constitui mais um canal de comunicação que contribui para a formação de uma opinião pública em torno de temas de saúde, aumentando a consciência generalizada sobre o valor dos fármacos inovadores entre os doentes, profissionais de saúde e consumidores”, explica a Brand Manager da Daiichi Sankyo Portugal, Valentina Messora.

Através desta plataforma de comunicação, atualizada numa base diária, os seguidores da conta poderão ter acesso a informações relacionadas com as patologias no âmbito da intervenção da Daiichi Sankyo, como é o caso da fibrilhação auricular, assim como “conselhos práticos para doentes, familiares e cuidadores com essas patologias, entre outras notícias e informações sobre atividades do panorama nacional e internacional”, acrescenta Valentina Messora.

O lançamento acontece no âmbito da semana de sensibilização para a fibrilhação auricular (FA), uma condição que leva ao batimento cardíaco irregular e acelerado. Quando isto acontece, o sangue pode engrossar nas cavidades do coração, causando um risco acrescido de formação de coágulos sanguíneos. Esses coágulos de sangue podem romper e deslocar-se, através da corrente sanguínea, para o cérebro (ou por vezes para outra parte do corpo), com potencial para originar um episódio de AVC1, primeira causa de morte e incapacidade no nosso país.

A FA é o mais frequente tipo de arritmia e está associada a uma morbilidade e mortalidade significativas.1 Em 2010, contavam-se mais de seis milhões de europeus afetados pela FA, e estima-se que este número pelo menos duplique nos próximos 50 anos.2,3 Em comparação com os indivíduos que não sofrem de FA, as pessoas que têm esta arritmia comportam um risco 3 a 5 vezes mais elevado de sofrer um AVC4 e cerca de um em cada cinco episódios de AVC é resultado da FA.2

Tendo em conta este panorama epidemiológico, a campanha de sensibilização implementada pela AF Association ao longo desta semana vem alertar para esta patologia, lembrando que a fibrilhação auricular pode ser facilmente detetada através da simples medição da pulsação. A campanha alerta para a importância da deteção precoce desta arritmia, sob o mote “Identificar o doente com FA não diagnosticado”, mas alerta também para prevenção do AVC nestes doentes através da correta utilização da terapêutica anticoagulante, no âmbito da qual a Daiichi Sankyo oferece opções de tratamento eficazes e seguras. A campanha foca-se em quatro passos necessários para combater esta patologia que funcionam como palavras-chave ao longo da comunicação desta semana internacional: Detect (detetar a FA através de uma simples medição da pulsação); Protect (proteger os doentes com FA contra o AVC através da terapêutica anticoagulante); Correct (corrigir o ritmo irregular providenciando aos doentes o acesso ao tratamento adequado); Perfect (aperfeiçoar o tratamento prestado aos doentes).

Procurando encontrar soluções inovadoras e eficazes para as necessidades dos doentes, a Daiichi Sankyo apoia a AF Association nesta campanha de combate a esta tão prevalente patologia, aproveitando, em Portugal, para disseminar estas mensagens para o grande público, através da rede social Twitter. Nesta sequência, a Brand Manager da Daiichi Sankyo Portugal refere que “o compromisso da Daiichi Sankyo para com os doentes vai para além do desenvolvimento de produtos inovadores que podem salvar vidas, passando também pela educação do doente para a Saúde, como uma parte fundamental para a melhoria da qualidade de vida dos doentes”, contexto no qual esta nova ferramenta online poderá ter um papel a desempenhar.

 

Para saber mais sobre a Gobal AF Aware Week, aceda: https://www.heartrhythmalliance.org.

Para seguir o Twitter da Daiichi Sankyo Portugal, visite: https://twitter.com/DaiichiSankyoPT

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