Dia Mundial de Saúde Oral 2020 – Faça já a sua promessa!

Neste Dia Mundial da Saúde Oral, aqui fica um artigo de opinião de Fernando Arrobas, médico dentista, em que fala sobre  a importância de prevenir doenças orais e promover uma higiene oral mais cuidada, apelando inclusive à participação na campanha “Diz Ahh: Unidos pela Saúde Oral” .

A ideia de criar um Dia Mundial da Saúde Oral surgiu em 2007 com o objetivo de assinalar uma data para alertar sobre a importância de prevenir as doenças orais e incentivar uma higiene oral mais cuidada. O plano inicial previa o dia 12 de setembro como a data ideal, pois coincidiria com o nascimento de Charles Godon (1854-1923), fundador e primeiro presidente da Federação Dentária Internacional (FDI). No entanto, as campanhas só se iniciaram efetivamente a partir de 2013 e a data acabou por ser alterada para 20 de março de forma a não haver sobreposição com o Congresso Mundial da FDI. O dia 20 de março também não foi escolhido ao acaso e baseou-se nos seguintes pressupostos e objetivos:

  • Quando chegarem à velhice, as pessoas devem ter pelo menos 20 dentes naturais
  • Todas as crianças devem manter os seus 20 “dentes de leite” saudáveis
  • Todos os adultos devem ter 32 dentes e 0 cáries (3/20 para refletir o dia 20 de março).

Infelizmente, esta não é de todo a realidade. De acordo com o Barómetro da Saúde Oral, lançado em 2019 pela Ordem dos Médicos Dentistas, numa amostra aleatória da população portuguesa com pelo menos 16 anos de idade, apenas 31% confirmaram ter todos os seus dentes naturais e 9,4% referiram mesmo a falta de todos os dentes. Nos últimos doze meses, 29,9% dos respondentes passaram por ocasiões em que se sentiram envergonhados com os seus dentes, 22,5% tiveram dores e 20,4% já tiveram de faltar à escola ou ao trabalho por esse motivo. Quando questionados sobre os seus hábitos, apenas 77,6% confirmaram que escovavam os dentes duas vezes por dia e 31,6% nunca visitam o médico dentista ou só o fazem mesmo em caso de urgência.

Estes números refletem bem a importância da promoção da saúde oral na sociedade portuguesa e contrastam muito com a numerologia simbólica atribuída à data 20 de março. Apesar de continuarem a ser necessárias mais iniciativas durante o ano inteiro, o Dia Mundial da Saúde Oral constitui-se como uma excelente oportunidade para que a mensagem seja transmitida, não só junto da população, como também junto dos membros das mais diversas organizações na área da saúde, dos estudantes e profissionais de Medicina dentária e dos decisores políticos.

O tema da campanha estratégica do Dia Mundial da Saúde Oral 2020 é “Diz Ahh: Unidos pela Saúde Oral” ou, em inglês, com o hashtag #uniteformouthhealth e estão a ser pedidas stories online com “promessas”. No fundo, cada participante deve realizar um compromisso público de que cuidará da sua saúde oral e inspirará os outros a fazer o mesmo. Entre várias formas criativas e divertidas, destacam-se para já as seguintes mensagens no site e redes sociais da FDI:

– “Prometo… Lavar os dentes, mesmo quando me sinto mais cansada”, promete uma estudante universitária.

– “Prometo… Deixar de adiar a consulta de medicina dentária”, exclama um adulto que reconhece já estar a deixar passar tempo de mais.

– “Prometo… Começar a usar o fio dentário”, afirma uma jovem empresária.

– “Prometo… Continuar a cuidar sempre da minha saúde oral ao longo da vida”, promete um senhor de idade.

– “Prometo… Cortar nos doces”, refere uma jovem com ar de gulosa.

– “Prometo… Dizer Aaahhh e abrir a boca grande quando for ao dentista”, anuncia uma criança motivada.

Reconhece-se em alguma destas situações ou já tem alguma ideia? Esta é a grande oportunidade para fazer a sua promessa e incentivar os seus filhos, os seus pais, os seus professores, os seus amigos e a sua namorada ou namorado a fazerem o mesmo. Como forma de dar o exemplo, também já fiz a minha. Em ano de sérias preocupações com a sustentabilidade ambiental…

“Prometo… Enquanto lavo os dentes… Fechar sempre a água!”

 

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt