Henrique Sá Pessoa prepara receita dedicada à população oncológica

No passado dia 2 de julho, o Restaurante Alma acolheu um almoço dedicado à nutrição oncológica, confecionado pelo chef Henrique Sá Pessoa para ser degustado pela vencedora do concurso de fotografia “Eu sou o Chef”, lançado pela associação aTTitude em abril.

A iniciativa, enquadrada no projeto “Nutrição Oncológica” e a propósito do livro “Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento”, pretendeu reforçar a importância da alimentação na eficácia e gestão dos efeitos secundários do tratamento oncológico no doente.

“Pretendo com a minha participação neste projeto colocar, acima de tudo, um sorriso na cara daqueles que venham a degustar as minhas receitas. Com alegria e amor é possível ultrapassar a barreira dos tratamentos. Um prato colorido também desperta o apetite e para isso basta ser criativo na cozinha”, afirmou o Chef Henrique Sá Pessoa.

Já a presidente da direção da aTTitude, Bibi Sattar, lembrou que “o cancro é responsável pela morte de um em cada quatro pessoas em Portugal”, considerando, por isso, que “faz todo o sentido promover desafios que alertem para este flagelo e que ao mesmo tempo promovam a literacia em saúde. No decurso dos tratamentos e após cada ciclo de quimioterapia, os doentes apresentam falta de apetite, enjoos, obstipação e mesmo repugnância por certos alimentos. Uma nutrição adequada assume um papel essencial, uma vez que contribui para que o organismo disponha dos recursos necessários para fortalecer as suas defesas e para manter níveis de energia adequados”.

O concurso “Eu sou o chef”, desafiava os participantes a confecionar um dos pratos do livro “Receitas Deliciosas para Doentes Oncológicos em Tratamento”. A vencedora do passatempo, Daniela Costa, conta que uma alimentação adequada pode ajuda a ultrapassar alguns efeitos secundários da quimioterapia, como a falta de apetite e os enjoos. “A alegria com que preparo as receitas do livro são meio caminho para um dia mais bem-disposto e positivo”, referiu.

O livro poderá ser adquirido a partir da plataforma https://www.nutricaooncologica.org.pt/, mediante um donativo de 20 euros.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt