Médicos sensibilizam crianças para prevenção das doenças da coluna

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) promoveu sessões de esclarecimento em escolas básicas e secundárias, em Lisboa e Porto, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinalou ontem, 16 de outubro.

O que se pretendeu foi reforçar a importância da prevenção das doenças da coluna. As sessões forão ministradas pelo ortopedista Jorge Alves, membro da direção da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral que esteve no Lycée Français International do Porto para uma aula de sensibilização e prevenção das dores nas costas dos mais novos. Também o neurocirurgião Bruno Santiago esteve numa escola em Lisboa a falar dos cuidados necessários tanto na sala de aula como a brincar, o peso das mochilas e sobretudo, “alertar para a prática de exercício físico, que é de facto fundamental para  a manutenção de uma boa saúde das costas”.

Este ano, o Dia Mundial da Coluna teve como mote “As tuas costas em ação” de forma a promover a importância do exercício físico e a melhoria da postura, como parte fulcral para a prevenção de lesões na coluna. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, um em cada quatro adultos não é ativo o suficiente.

“É fundamental apostar na prevenção, diminuindo os esforços sobre a coluna quando esta se encontra dobrada sobretudo o levantamento incorreto de objetos pesados, os movimentos repetidos em flexão e rotação e as situações que transmitam trepidação. Deve evitar-se ainda a vida sedentária, efetuando regularmente exercício de baixo impacto (caminhadas, natação, hidroginástica, bicicleta…)”, conclui o ortopedista Manuel Tavares de Matos, presidente da SPPCV.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt