Novo medicamento da OM Pharma para hipercaliemia será produzido em Portugal

Destinado para o tratamento de hipercaliemia, o novo medicamento da OM Pharma é o primeiro a ser aprovado nesta indicação, em 50 anos, nos EUA e vai ser produzido em Portugal. O lançamento da primeira pedra para a construção da nova fábrica aconteceu no passado dia 24, na presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes

 

A hipercaliemia (níveis elevados de potássio no sangue) surge frequentemente associada à insuficiência cardíaca ou à doença renal crónica e, só nos EUA, mais de 3 milhões de pessoas sofrem desta condição, o que revela o potencial quantitativo de pessoas que poderão ser beneficiadas a nível global por este medicamento assente no princípio ativo patiromer.

Para a produção deste fármaco, a Vifor Pharma, representada no nosso país pela OM Pharma, vai construir uma fábrica de raiz, com um investimento previsto de 10 milhões de euros e na qual serão criados postos de trabalho altamente qualificado.

A escolha de Portugal foi realizada através de um rigoroso processo com elevados critérios de qualidade e de performance financeira, num concurso que incluiu países como a Alemanha, Suíça e Áustria.

Evento OM Pharma Plateia

O projeto prevê a construção, cujo início das obras está agendado para breve e terá como objetivo a produção deste fármaco para a exportação para todo o mundo (exceto para os EUA).

A nova fábrica permitirá ao país posicionar-se como uma referência a escala global na produção do primeiro tratamento para pessoas com níveis anormalmente elevados de potássio no sangue aprovado pelo regulador americano, FDA (Food Drugs Administration) em mais de 50 anos.

O lançamento simbólico da primeira pedra para a construção da fábrica teve lugar no passado dia 24 de outubro, nas instalações da OM Pharma, em Alfragide, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e na qual estiveram também presentes o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos e a Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares.

“Acreditamos que Portugal tem muito a crescer neste sector, e queremos contribuir para esta evolução, através da realização de investimentos estratégicos, de longo prazo, contribuindo para a criação de valor pela inovação e da tecnologia, afirmou António Jordão, Diretor Geral da OM Pharma Portugal & Head of Southern Europe Vifor Pharma.

A nova fábrica entrará em funcionamento em 2019 e terá uma área total será de 3900m2 num projeto dimensionado para produzir mais 40 milhões de saquetas carteiras/ano, uma capacidade que só deve ser ultrapassada nas décadas subsequentes à sua implementação.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt
Secured By miniOrange