OF reforça “valor do farmacêutico” com campanha de sensibilização

Assinala-se hoje o Dia do Farmacêutico, mas desde o dia 12 deste mês que a Ordem dos Farmacêuticos tem na rua várias atividades e iniciativas, das quais se destaca a campanha “um compromisso para a saúde: o valor do farmacêutico”.

 

De todo o pograma previsto para celebrar o Dia do Farmacêutico 2016 destaca-se o lançamento da campanha de consciencialização lançada a 12 de setembro pela Ordem dos Farmacêuticos com o fim de enaltecer a importância da intervenção farmacêutica na sociedade. As atividades e iniciativas dirigem-se à população em geral, profissionais de saúde, decisores políticos e farmacêuticos.

 

Fazem parte dos materiais da campanha “um compromisso para a saúde: o valor do farmacêutico”: um vídeo de promoção da profissão farmacêutica protagonizado por Ema Paulino, Presidente da Direção da SRSRA; vários vídeos, em formato vox-pop com a opinião da população em geral e dos próprios profissionais sobre as funções e o papel do farmacêutico; o quiz “que farmacêutico sou eu?” que desafia as pessoas a responderem a algumas questões para descobrirem que tipo de funções desempenhariam se fossem farmacêuticos; um microsite e uma página de facebook.

As Comemorações do Dia do Farmacêutico 2016 integram ainda outros eventos, designadamente duas conferências nas Regiões Autónomas; um Seminário Profissional; o lançamento do projeto “Geração Saudável Sénior”; um Simpósio Científico; uma Sessão dedicada aos estudantes; a Noite Farmacêutica; a Conferência “Farmacêuticos… com todos!”; e, por fim, a Sessão Solene, que constitui o momento mais alto de todo o programa.

Sobre o Dia do Farmacêutico 2016, Ema Paulino, Presidente da Direção da Secção Regional do Sul e Regiões Autónomas, sublinha que “neste dia de grande importância para a profissão farmacêutica comemoramos o relevantíssimo capital de confiança que ao longo de séculos foi conquistado junto da população pelos farmacêuticos. Comemoramos, ainda, o futuro e o caminho que temos que percorrer em prol da constante afirmação profissional, da prestação de cada vez mais e melhores cuidados, e do reconhecimento das nossas capacidades e competências técnico-científicas. É dentro deste quadro que nos disponibilizamos para apoiar um país cada vez mais envelhecido e com carências económicas e sociais que requerem um apoio e uma proximidade de cuidados que só os farmacêuticos podem dar”.

 

“Consideramos, no entanto, que não o poderemos fazer sozinhos”, acrescenta Ema Paulino. “Neste âmbito, destacamos a importância da prestação de cuidados de saúde multidisciplinares visando um objetivo comum, integrando os profissionais dos mais variados ramos, e a construção de pontes e relações profissionais entre os farmacêuticos nas suas diversas áreas de intervenção”.

 

“Salienta-se, por fim, a importância da envolvência e capacitação do cidadão, que se revela uma pedra basilar do nosso sistema de saúde”, conclui Ema Paulino.


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt