PAFIC e Lean Health Portugal premeiam projetos nacionais de Integração de Cuidados

No decorrer do II Encontro Nacional de Integração de Cuidados – 24 e 25 de novembro – será atribuído o 1.º Integrated Care Award (ICA) pela associação PAFIC com apoio da consultora Lean Health Portugal. Este prémio tem o objetivo de destacar projetos inspiradores, que utilizem uma abordagem holística na resposta que dão às necessidades dos doentes, assim como, promover o surgimento de outros projetos como estes.

“Acreditamos que desta forma estamos a apoiar as equipas e os profissionais a serem expostos a exemplos de boas práticas, que podem ser úteis para gerar novos projetos no nosso país.” – defende Rui Cortes, CEO Lean Health Portugal. O aumento da esperança média de vida transformou os cuidados integrados e multidisciplinares num tema central da atualidade. Este aumento tem como consequência o crescente número de pessoas com múltiplas comorbilidades, cuja incidência aumenta exponencialmente.

O aumento da esperança média de vida transformou os cuidados integrados e multidisciplinares num tema central da atualidade. Este aumento tem como consequência o crescente número de pessoas com múltiplas comorbilidades, cuja incidência aumenta exponencialmente.

“Atualmente há a necessidade de aprender a viver com uma ou mais doenças crónicas, sendo que muitas dessas pessoas precisam de apoio das instituições de saúde, mas também das sociais. São situações complexas que levam a uma maior utilização de todos recursos, em todos os níveis de cuidados, colocando em causa a organização tradicional do SNS.” explica Adelaide Belo, Presidente da PAFIC.

Neste cenário, é cada vez mais evidente a necessidade de pensar a reorganização dos serviços para uma abordagem mais integrada e centrada nas verdadeiras necessidades destas pessoas e dos seus cuidadores. Uma visão parcelar dos cuidados de saúde primários, de hospitais ou sector social, já não é suficiente para solucionar estas questões da saúde. O II Encontro Nacional de Integração de Cuidados tem como objetivo refletir sobre o impacto das Doenças Crónicas nas pessoas, famílias, sociedade e sistema de saúde, através de um debate construtivo, incluindo profissionais de saúde, área social e comunitária, cuidadores e pessoas com doença crónica.

● Serão premiados projetos nacionais desenvolvidos e implementados na área da Integração de Cuidados, por organizações públicas, sociais ou privadas.

● O Prémio tem o valor total de 2.000 euros que se destinam a formação e visita de estudo a organizações de referência, conta com o apoio da Lean Health Portugal.

Painel de jurados:
– Presidente do júri: Rosa Matos, atual Presidente do CHLC e ex- Secretária de Estado da Saúde.
– Alexandre Lourenço, Adm. Hospitalar CHUC e ex-Presidente da APAH.
– Ricardo Mexia, Médico de Saúde Pública e Epidemiologista, ex-Presidente da ANMSP e Presidente Junta Freguesia Lumiar.
– Manuel Lopes, Diretor da Escola Superior de Enfermagem de S. João de Deus da Universidade de Évora.
– Rui Cernadas,Médico especialista em Medicina Geral e Familiar
– Isabel Saraiva, Associação RESPIRA.
– Micaela Seemann Monteiro, Diretora Clínica da CUF Digital.

Data limite de candidaturas: 31 de outubro de 2022.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt