Área Reservada

SPAIC abre “Consultório Online” na Semana Mundial da Alergia

SPAIC abre “Consultório Online” na Semana Mundial da Alergia

Em plena Semana Mundial da Alergia, que se assinala de 28 de junho a 4 de julho, a SPAIC – Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica – vai abrir as suas redes sociais a sessões diárias de perguntas e respostas. Cada dia estará em destaque uma doença alérgica e dois especialistas disponíveis, em direto, para responder às dúvidas e preocupações dos doentes.

Em tempo de pandemia, muitos doentes crónicos viram as suas consultas de rotina adiadas, exames de avaliação suspensos e visitas ao hospital desmarcadas. Esta realidade afetou também os doentes alérgicos, com a agravante de que foi no período de confinamento que chegou a Primavera. A estação do ano tão desejada por muitos pode ser, para os doentes alérgicos, um verdadeiro pesadelo, sobretudo se estiverem privados de ir à urgência ou ao consultório do seu médico assistente.

Aos poucos as rotinas vão voltando ao normal, ainda assim, as consultas ainda não estão totalmente regularizadas e muitos doentes aguardam ainda por assistência médica. De segunda-feira, dia 29 de junho, a sexta-feira, dia 3 de julho, o “Consultório Online” terá as portas abertas entre as 21.00 e as 22.00 horas para esclarecer os doentes sobre temas como asma, rinite e sinusite, vacinas antialérgicas, urticária e eczema, anafilaxia e alergia a fármacos e alergia alimentar.

Se tem dúvidas sobre alguma destas patologias, pode enviar as suas questões em formato vídeo ou por escrito para a caixa de mensagens da página de Facebook  da SPAIC ou para o e-mail spaicinforma@gmail.com. As questões podem também ser enviadas durante a transmissão em direto na página de Facebook da SPAIC.

Esta iniciativa surge em resposta às múltiplas mensagens enviadas para a SPAIC através das redes sociais durante o período de confinamento, revelando as preocupações e receios de doentes e seus familiares em relação aos riscos da COVID-19, mas também em relação a situações de agudização das suas doenças alérgicas de base.