STADA cresceu dois dígitos em 2019 e pretende liderar os setores dos Genéricos e Consumer Healthcare

O crescimento da STADA a dois dígitos nas vendas e no EBITDA em 2019 está na base de mais atividades orgânicas de crescimento e desenvolvimento do negócio para este ano.

As vendas reportadas do grupo indicam um crescimento de 12% para 2,61 mil milhões de euros no ano passado, incluindo vendas de genéricos que aumentaram 11% para 1,53 mil milhões de euros e vendas de produtos de marca que aumentaram 13% para 1,07 mil milhões de euros. O progresso do grupo incluiu um forte crescimento de vendas orgânicas de 8%.

As medidas tomadas pela STADA para otimização e melhoria dos processos de produção e cadeia de abastecimento, traduziram-se em significativos ganhos de eficiência e produtividade no seu modelo operacional. Estas medidas tiveram um impacto em resultados ajustados antes de juros, impostos e amortizações (EBITDA), aumentando em 24% para 625.5 milhões de euros.

“Estes excelentes resultados permitem-nos acelerar o nosso investimento não só no desenvolvimento dos nossos produtos, mas também amplamente no codesenvolvimento externo e no licenciamento de produtos. É um excelente suporte à nossa sustentabilidade e crescimento a longo prazo, enquanto continuamos a construir a melhor equipa do setor”, destacou o CEO da STADA, Peter Goldschmidt.

Como parceiro preferencial, a STADA assinou mais de 50 acordos de licenciamento durante 2019, inclusive em áreas altamente promissoras, como biossimilares.

“Durante 2019, demonstrámos agilidade para conquistar quota de mercado aos nossos concorrentes em todos os principais mercados europeus”, observou Goldschmidt. “Com base nos excelentes resultados alcançados pela nossa equipa líder do setor, poderemos continuar a nossa estratégia de crescimento empreendedor e posicionar a STADA como um parceiro de referência no mercado dos genéricos e Consumer Healthcare.”

Ciclum Farma contribui significativamente para a performance do GRUPO

A subsidiária portuguesa Ciclum Farma assume um papel importante na conquista dos excelentes resultados do grupo em 2019.

  • Ambos os negócios de CHC e genéricos apresentaram excelentes resultados em 2019, com um crescimento de 24% nas vendas globais e o atingimento de um valor recorde do EBITDA ajustado em Portugal.
  • A aquisição das marcas NIZORAL e TARMED, bem como o lançamento da inovadora solução injetável pronta a administrar, do medicamento antineoplásico Bortezomib, assumiram um papel importante no atingimento destes resultados.
  • O excelente crescimento das restantes marcas do portfólio como é o caso do Hirudoid também contribuíram para os dois dígitos de crescimento da empresa em Portugal.
  • Estes resultados refletem a nova cultura corporativa e são cruciais para atingir um sustentado sucesso a longo prazo da STADA em Portugal.

A STADA superou amplamente os seus concorrentes e alcançou ganhos substanciais de quota de mercado em quase todos os seus principais mercados, durante 2019. Foram registados incrementos de vendas de dois dígitos na Alemanha, Itália, Espanha, França e Reino Unido. Na Rússia, uma recém-nomeada equipa de gestão está a implementar uma estratégia de recuperação para enfrentar um declínio em 2019.

Enquanto duplicava a sua presença na Europa, a STADA continuou a investir em mercados emergentes, especialmente no Oriente Médio, Vietname e Filipinas.

Perspetivas Otimistas para 2020

Ao destacar a importância de uma boa integração de cerca de 1.300 novos colegas por meio das aquisições da Takeda, Walmark e Biopharma no desenvolvimento da cultura de crescimento da STADA, Goldschmidt expressou confiança e otimismo para 2020 e para o futuro.

As atuais cinco prioridades estratégicas para a STADA permanecem constantes e as principais ações estão em vigor para implementação: Crescimento aumentado por meio da aceleração de pipeline; Os melhores recursos de vendas e marketing; Cadeia de abastecimento altamente eficiente e confiável; Modelo operacional eficiente e de baixo custo; Cultura de crescimento orientada para acrescentar valor.

Atuar com integridade nessas prioridades, disse Goldschmidt, permitirá à STADA cumprir a sua missão de cuidar da saúde das pessoas como um parceiro de confiança.

 

 


MORADA:

Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

geral@raiox.pt