Campanha da SPP e CNE lança apelo aos jovens: “Larga a Chupeta. Fumar é ridículo”

A Comissão de Tabagismo da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) uniram-se na luta contra o tabagismo na adolescência e lançaram, em conjunto, uma campanha para assinalar o Dia Mundial Sem Tabaco, que se comemora no dia 31 de maio.

“Larga a chupeta. Fumar é ridículo” é o mote da campanha que desafia jovens fumadores a assumirem uma postura diferente perante o tabaco, com uma analogia visualmente impactante, expressa através de quatro cartazes protagonizados por jovens.

Se é verdade que, segundo os últimos dados divulgados pela Direção-Geral da Saúde, o número de jovens fumadores dos 15 aos 24 anos diminuiu entre 2005/2006 e 2014, verificou-se um aumento da iniciação do consumo, traduzido pela diminuição da prevalência dos “nunca fumadores” de quase 5 %.

“Sabe-se que a maior parte dos jovens inicia o consumo por curiosidade e influência de amigos ou de grupos. Trata-se de uma forma de afirmação e integração em grupos que se querem evidenciar pela ousadia ou rebeldia de fumar. A campanha deste ano não faz mais que ridicularizar o ato de fumar, incutindo nos jovens uma postura de afirmação positiva dizendo não ao tabaco”, explica José Pedro Boléo-Tomé, coordenador da Comissão da Tabagismo da SPP.

O especialista defende ainda que é junto dos jovens em idade escolar que é necessário intervir, já que a iniciação tabágica ocorre entre o 7.º e o 9.º ano, conforme reportou um estudo recente desenvolvido com o apoio da DGS. Segundo os dados da análise, no 7.º ano, cerca 70 a 80% dos jovens nunca fumaram um cigarro, uma percentagem que baixa para os 40% no 9.º ano.

A esta campanha associa-se também o Corpo Nacional de Escutas que espera conseguir envolver grande parte dos 72.500 membros deste movimento juvenil, o maior a nível nacional e mundial. Para Norberto Correia, Chefe Nacional do CNE, “a luta contra o tabagismo é um dever de todos nós, cidadãos. É algo que deve ser encarado como um investimento na formação e qualidade de vida dos jovens de hoje, assim como das gerações futuras”.

A campanha que agora arranca está disponível para consulta e download AQUI e pode ser acompanhada via facebook AQUI.

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293

EMAIL
geral@raiox.pt