Lisboa recebe o evento científico NeuroGASTRO 2019

O Centro Cultural de Belém recebe, entre os dias 5 e 7 de setembro, a Biennial Meeting da European Society of Neurogastroenterology and Motility, que juntará os mais conceituados especialistas nacionais e internacionais que se dedicam à neurogastroenterologia. Ao longo de três dias, os mais de 500 participantes vão abordar, entre outros temas, a disfunção sensório-motora e distúrbios gastrointestinais funcionais, microbiota intestinal, eixo intestino-cérebro, condições associadas à nutrição e à doença celíaca.

A neurogastroenterologia é uma área da ciência médica recente que se dedica sobretudo ao estudo das doenças relacionadas com a motilidade, dor relacionada com o intestino, doenças funcionais e das que se prendem com alergias e intolerâncias alimentares.

Os especialistas que se dedicam a esta área defendem que existe uma relação estreita entre o cérebro e o intestino, pelo que deve prevalecer uma visão mais abrangente na solução das patologias do foro gastrointestinal, o que implica uma abordagem multidisciplinar, com gastroenterologistas, nutricionistas, psicólogos e psiquiatras, entre outros especialistas.

Vários estudos já realizados sobre a relação entre o intestino e do cérebro, destacam que muitos casos de depressão poderiam ser tratados com a ingestão de boas bactérias. Tem vindo também a ser estudada a ligação entre a microbiota intestinal e as doenças autoimunes, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, entre outras patologias.

O programa do evento pode ser aqui consultado. 

MORADA
Rua Hermínia Silva nº 8 LJ A, Jardim da Amoreira
2620-535 Ramada

CONTACTOS
GESTÃO DE PROJETOS:
Cátia Jorge - 926 432 143 | Ricardo Gaudêncio - 966 097 293
DEPARTAMENTO COMERCIAL:
Margarida Fatela - 966 253 444

EMAIL
geral@raiox.pt