Dia Nacional do Doente com AVC: SPAVC alerta população com atividades por todo o país
No dia 31 de março assinala-se, em Portugal, o Dia Nacional do Doente com AVC. Para sensibilizar a população para aquela que é a primeira causa de mortalidade e incapacidade em Portugal, a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) promove atividades entre os dias 28 de março e 5 de abril, um pouco por todo o país e sem esquecer as ilhas.
“Os sinais do AVC ainda são pouco conhecidos, apesar de insistentemente referidos por esta Sociedade Científica. Importa que todos estejam atentos aos denominados 3 F’s: falta de força num braço, face desviada e dificuldade na fala. A rápida identificação de um destes sinais pode salvar a vida da pessoa que está a sofrer o AVC”, esclarece Castro Lopes, Presidente da SPAVC, em comunicado.
Neste sentido, o especialista reforça que, “identificar os primeiros sintomas e acionar de imediato os meios de urgência – 112, para que os doentes sejam encaminhados para a Via Verde AVC, aumenta exponencialmente a probabilidade de sobrevivência, sem sequelas graves e permanentes”.
Castro Lopes, presidente da SPAVC
Junte-se a esta causa participando nas atividades promovidas pela SPAVC num local perto de si.
CHAVES:
31 março – Rastreio aos fatores de risco do AVC; Caminhada; Aula de Zumba; Largo das Freiras entre as 09h00 e as 17h00; Sessão de Sensibilização à População no Auditório da Biblioteca Municipal de Chaves pelas 15h00.
COIMBRA:
31 março – Sessões abertas de informação sobre Acidente Vascular Cerebral na sala de aulas do Serviço de Neurologia, a partir das 15h30.
3 de abril – Caminhada pelo AVC.
ÉVORA:
31 março – Ações destinadas à população no Hospital do Espírito Santo de Évora.
FARO:
31 março – Rastreio aos fatores de risco do AVC no Mercado Municipal, das 8h00 às 16h00; Sessão de Esclarecimento no Auditório do Hospital de Faro às 15h00.
LISBOA:
31 março – Sessão de formação sobre Via Verde AVC às equipas do pré-hospitalar no Auditório da Faculdade de Ciências Médicas às 10h00; Sessão de formação sobre Via Verde AVC a todos os profissionais do CHLC, no Centro de Formação do Hospital de S. José, às 14h00.
MACEDO DE CAVALEIROS:
31 março – Ações desenvolvidas no Jardim 1.º de Maio em frente à Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
MATOSINHOS:
31 março – Sessões de prevenção e sensibilização ao público na Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
PONTA DELGADA:
31 março – Campanha de sensibilização no centro da cidade no sentido de alertar a população para a importância da prevenção primária e secundária.
SANTARÉM:
31 março – Rastreio de fatores de risco no W Shopping.
1 de abril – Atividades no Hospital de Santarém.
SANTO TIRSO:
31 de março – Campanha de sensibilização na USF Ponte Velha destinada aos utentes do centro.
MARTINHO DO BISPO:
5 de abril – Promoção à Saúde e Prevenção do AVC no Centro de Saúde de S. Martinho do Bispo.
SETÚBAL:
31 de março – Sessões do Centro Hospitalar de Setúbal, destinada a sensibilizar a população sobre os fatores de risco do AVC
VIANA DO CASTELO:
31 de março – Sessão de exercício físico dirigido aos doentes/familiares internados na UAVC.
2 de abril – Rastreio de fatores de risco no shopping de Viana do Castelo.
Para mais informações contactar:
SPAVC – Paula Barbosa
Email: secretariado@spavc.org
Telefone: 936 168 682
Mais detalhes no Website Oficial da SPAVC.
Acompanhe a SPAVC também através da Página de Facebook.