Cancro de cabeça e pescoço: GECCP promove rastreios gratuitos na volta a Portugal em bicicleta
A partir de hoje e até ao dia 7 de agosto, o Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP) promove rastreios gratuitos ao cancro de cabeça e pescoço durante a 78ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta, com a campanha “A primeira etapa é fazer o rastreio”. Esta iniciativa surge a propósito do 2.º Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço, que se assinala amanhã, dia 27 de julho, e visa sensibilizar para uma doença que em Portugal mata três portugueses por dia.
“Todos os anos, são diagnosticados entre 2.500 e 3.000 novos casos de cancro de cabeça e pescoço em Portugal e 85% das vítimas são fumadores ou ex-fumadores, daí a importância dos rastreios à doença a pessoas com hábitos tabágicos ou de consumo excessivo de álcool” adverte Ana Castro, médica oncologista e presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço, lembrando ainda que “no início do desenvolvimento da doença, o tratamento destes tipos de cancro pode ter uma taxa de sucesso entre os 80% e 90%”.
Ana Castro, presidente do GECCP
Porque o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais para diminuir a incidência e prevalência desta doença, o GECCP vai percorrer 1.618,7 km de estrada para realizar rastreios gratuitos ao cancro de cabeça e pescoço, sensibilizando também a população para os fatores de risco.
Os rastreios gratuitos são sujeitos a uma inscrição prévia na tenda do Grupo de Estudos e vão ser realizados diariamente nos pontos de chegada de todas as etapas da Volta a Portugal durante o período da tarde, entre as 15h00 e as 17h00.
No stand do Grupo de Estudos vai ainda ser possível assinar a Petição Pública “Reabilitação oral dos doentes com cancro de cabeça e pescoço pelo SNS”. Esta Petição, lançada pelo GECCP e pela ASADOCORAL, pretende levar à discussão na Assembleia da República a cobertura, por parte do Serviço Nacional de Saúde, da reabilitação oral dos doentes de cancro de cabeça e pescoço (cujas terapêuticas obrigam, muitas vezes, à extração de dentes e o SNS não prevê apoios na reabilitação oral).
A seguradora Liberty Seguros, patrocinadora oficial da 78ª edição da Volta a Portugal e da Camisola Azul, através da disponibilização de espaço solidário no evento junto à ativação da marca e da sua campanha “Ciclas Solidário”, este ano associou-se à causa do Cancro de Cabeça e Pescoço.
O Ciclas, a Mascote da Liberty Seguros, este ano vai ter o formato de porta-chaves e vai estar disponível no stand do GECCP para aquisição em todas as cidades de chegada por onde a Volta a Portugal vai passar, mediante um donativo de 5 euros. A verba angariada com esta ação de solidariedade reverte na íntegra para a prevenção do cancro de cabeça e pescoço.