Fundação Portuguesa de Cardiologia pôs o país a mexer e a “criar energia para a vida”
Na semana passada, para assinalar o Dia Mundial do Coração, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) promoveu um conjunto de atividades dirigidas à população sob o mote lançado pela World Heart Federation, “Energia para a Vida” (Power Your Life).
Na sessão de lançamento da campanha, que decorreu no dia 29 de outubro, Luís Negrão, responsável pelo Dia do Coração, referiu que a campanha deste ano “teve como principal objetivo reforçar a importância da prática de atividades físicas e desportivas e de um estilo de vida ativo para um melhor coração e uma vida mais saudável”.
Sessão de lançamento da Campanha
Por isso, a Fundação Portuguesa de Cardiologia deixou três conselhos essenciais à população, resumidos num folheto distribuído pela população: 1) dá energia ao teu coração, com a adoção de uma alimentação equilibrada; 2) mexe-me esse coração, com a prática de exercício físico regular; 3) ama o teu coração, com a cessação tabágica.
Luís Negrão salientou também a importância de, a par destas medidas para manter o coração saudável, vigiar os valores de açúcar no sangue, medir regularmente a tensão arterial e ainda os valores de colesterol e o IMC.
Aceda aqui ao folheto para leitura integral.
Na mesma sessão, que teve lugar no Museu Nacional do Desporto, em Lisboa, o presidente da FPC, Manuel Carrageta, alertou que, hoje em dia, “as crianças ingerem muitas calorias e, por outro lado, gastam menos do que deveriam devido ao sedentarismo, o que leva ao aumento da obesidade infantil”. E acrescentou, apelando à ação de todos, sobretudo dos jovens presentes na sala: “se não fizermos nada, a tendência de aumento da esperança média de vida nas últimas décadas será invertida”.
Manuel Carrageta, presidente da FPC, com uma turma de alunos presente na sessão de lançamento da Campanha
Fazendo face a esta realidade, o município de Setúbal, capital do desporto, recebeu o palco das comemorações e mais de 60 Câmaras Municipais e tantas outras entidades juntaram-se-lhe para celebrar uma das datas mais importantes de alerta para a promoção de comportamentos saudáveis no combate às doenças cardiovasculares.
Para além de atividades físicas, foram promovidas sessões de educação para a saúde e rastreios cardiovasculares, entre outras atividades, entre os dias 24 de setembro a 2 de outubro. A FPC convidou também todos os cibernautas a publicar uma selfie com um coração e a publicar nas redes sociais como gesto simbólico de adesão à campanha.
Mais informações no site da FPC e na página oficial de facebook.