Área Reservada

Grupo Lenitudes marcou presença no Congresso Anual da Associação Europeia de Medicina Nuclear

Grupo Lenitudes marcou presença no Congresso Anual da Associação Europeia de Medicina Nuclear

O Grupo Lenitudes através dos seus Departamentos de Medicina Nuclear, participou recentemente no EANM Congress 2016, em Barcelona (15-19 de Outubro).

Participou com 2 Posters, previamente aceites – Datscan® (123I–FP–CIT) brain SPECT: comparative analysis of different quantification methods  e Discovery IQ – Acquisition and reconstruction optimization of 18F-FDG PET-CT Brain. Studies. Estes Posters reflectem duas vertentes muito inovadoras no LMC&R – a sua tecnologia state-of-art e a diferenciação em investigação clínica.

Os Departamentos de Medicina Nuclear do Grupo Lenitudes estão equipados com tecnologia muito recente e inovadora, como por exemplo uma câmara GE PET/CT IQ e uma estação de trabalho GE Advantage.

“Os Departamentos de Medicina Nuclear do Grupo Lenitudes estão equipados com tecnologia muito recente e inovadora. Estas tecnologias permitem uma melhor avaliação de diagnostico e de monitorização ao tratamento de um número muito significativo de doentes oncológicos, em comparação com a grande maioria da restante tecnologia presentemente instalada no nosso país”

Estas tecnologias permitem uma melhor avaliação de diagnostico e de monitorização ao tratamento de um número muito significativo de doentes oncológicos, em comparação com a grande maioria da restante tecnologia presentemente instalada no nosso país.

A câmara PET/CTGE Discovery IQ é no presente uma das câmaras PET/CT mais evoluída e com melhor performance. Está equipada com os inovadores detectores “LightBurst” que se caracterizam pela sua elevada sensibilidade e campo de vista (“field of view”), características que permitem a realização de exames com aproximadamente ½ a ¼ da dose de radiofármaco necessária em outras câmaras PET/CT, com a inerente muito menor exposição à radiação ionizante por parte do doente. Uma outra vertente inovadora desta câmara tem a ver com a tecnologia Q.Clear que permite uma melhoria muito significativa na qualidade da imagem a na quantificação. A conjugação destas tecnologias permitem a deteção e caracterização metabólica de lesões de menores dimensões, em comparação com as restantes câmaras PET/CT, podendo avaliar lesões da ordem dos 4mm em comparação com 8mm com a tecnologia da maioria das restantes câmaras PET/CT.

A análise dos estudos de PET/CT com a estação de trabalho GE Advantage permite: avaliação automatizada de lesões com captação anormal do radiofármaco (lesões neoplásicas malignas, no contexto Oncológico), a definição volumétrica da captação anormal de FDG na lesão, a integração dos dados obtidos nos critérios PERCIST 1.0 e também nos critérios RECIST assim como a fusão de imagens de PET/CT com imagens de Ressonância Magnética. Desta forma, é possível, entre outros aspectos, definir com maior exatidão lesões a tratar com radioterapia e avaliar de forma mais correta a resposta dos tumores ao tratamento.

No mesmo evento científico, os responsáveis clínicos da Lenitudes Medical Center & Research, Prof. Francisco Pimentel e Dr. José Manuel Pereira de Oliveira, tiveram oportunidade de receber, em nome do Grupo Lenitudes, a re-acreditação Europeia por parte da Associação Europeia de Medicina Nuclear (UEMS) do seu departamento de Medicina Nuclear HPP-MM, no Porto.

 

Dr. José Manuel Oliveira

Coordenador Medicina Nuclear/Molecular do Grupo Lenitudes