APDP representa Portugal em conferência internacional sobre doenças crónicas
Está a decorrer, entre hoje e amanhã, em Bruxelas, a conferência final do JA-CHRODIS (Ação Conjunta Europeia nas Doenças Crónicas e na Promoção do Envelhecimento Saudável), uma iniciativa que reúne especialistas da União Europeia no desenvolvimento de estratégias comuns para a prevenção, controlo e tratamento da doença crónica. A Associação Protectora de Diabéticos de Portugal (APDP) é uma das instituições que representa Portugal, pelo seu contributo para a nova plataforma europeia de boas práticas sobre doenças crónicas.
A Comissão Europeia e os Governos associados investiram mais de 1 milhão de euros neste projeto que procura conhecer e partilhar as melhores abordagens na luta contra o impacto das doenças crónicas na União Europeia.
O JA-CHRODIS – https://chrodis.eu/ – visa promover a saúde, alertando para os fatores de risco e identificando os melhores programas de cuidados à pessoa com diabetes, sempre na perspetiva da auto capacitação e da gestão da própria doença.
«A APDP contribuiu até ao momento com três boas práticas, nas áreas da prevenção e do apoio à gestão da diabetes. Aliás, uma dessas boas práticas, relacionada com rastreios e ações de literacia de saúde nos bairros sociais da zona metropolitana de Lisboa, foi focada numa sessão no Parlamento Europeu, como exemplo de uma boa prática comunicada por uma instituição europeia e disponibilizada e promovida através do JA-CHRODIS», explica Rogério Ribeiro, investigador do Centro de Educação e Investigação da APDP, que irá integrar um dos painéis deste encontro.
Do programa constam também intervenções de Luciana Costa, investigadora do Instituto Ricardo Jorge, e de Ricardo Baptista Leite, deputado da Assembleia da República.