Cursos de escrita científica para “ajudar a traduzir a ciência num artigo publicável”
A Academia CUF organizou, nos passados dias 24 e 25 de março, um curso de escrita científica coordenado por Helena Donato, Diretora do Serviço de Documentação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e Consultora Técnica da revista Gazeta Médica da Academia CUF. Esta formação destinou-se aos colaboradores da José de Mello Saúde, contudo, nas próximas edições, está prevista a extensão a profissionais de outras instituições de saúde.
“Promover a publicação científica e ajudar a traduzir a ciência num artigo publicável” são, segundo Helena Donato, os dois principais objetivos deste curso teórico-prático.
“Promover a publicação científica e ajudar a traduzir a ciência num artigo publicável” são, segundo Helena Donato, os dois principais objetivos deste curso teórico-prático
De acordo com a investigadora, existem algumas recomendações essenciais para os profissionais de saúde que pretendem promover e divulgar os seus trabalhos: “Devem publicar em acesso livre sempre que possível, manter uma presença online, usar as ferramentas que os seus pares usam para divulgação da informação nas redes sociais científicas e criar perfis de autor como o ResearcherID e o ORCID para inequivocamente identificar as suas publicações”.
A publicação científica médica “tem relevância pessoal, institucional, nacional e internacional”. Além disso, acrescenta Helena Donato, “a autoria de artigos científicos confere crédito – tem importantes implicações académicas, sociais e financeiras. A publicação reveste-se de grande importância para a sociedade em geral, contribuindo para a melhoria da qualidade da prática médica e dos avanços científicos”.