Alzheimer Portugal ensina a lidar com demência
A Alzheimer Portugal vai promover várias ações formativas nos meses de outubro e dezembro, dirigidas ao público em geral e aos cuidadores de pessoas com demência, em Lisboa.
O primeiro workshop, “Lidar com a Doença de Alzheimer” vai decorrer no dia 16 de outubro e o objetivo passa por “explicar as necessidades e os sinais de bem-estar e de mal-estar na pessoa com demência, procurando identificar estratégias que promovam o bem-estar ao nível da higiene, vestuário, alimentação, mobilidade e alterações de comportamento”, informou a associação em comunicado. A formação será ministrada pela psicóloga Ana Margarida Cavaleiro.
No dia 23 de outubro, mais um workshop, este dirigido a familiares ou cuidadores sobre “Estratégias para o Bem-Estar do Cuidador Cansado”, em Lisboa. Esta iniciativa pretende identificar e debater os principais fatores de stress quando se cuida de alguém e o seu impacto na saúde física e mental; reconhecer e gerir os conflitos emocionais mais comuns e elaborar um plano pessoal de estratégias de autocuidado para um maior bem-estar. A formação será ministrada pela psicóloga Ana Isabel Paiva.
Também os cuidados a ter com a nutrição vão ser falados, num workshop no dia 4 de dezembro, entre as 14h e as 17h, em Lisboa. “A desnutrição é um dos graves problemas que afeta as pessoas com demência porque muitas vezes têm falta de apetite ou esquecem-se de comer ou beber, esquecem-se de como mastigar ou engolir, ou não conseguem reconhecer um alimento ou bebida”, explica o Presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira.
A associação vai disponibilizar também workshops e ações de formação dirigidas a técnicos superiores e auxiliares de ação direta (cuidadores formais). O custo de participação é de 15 euros para associados e 20 euros para o restante público. Para mais informações sobre o plano de formação ou inscrições pode consultar o site: https://alzheimerportugal.org/ , ou enviar um email para formacao@alzheimerportugal.org.
A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.