Área Reservada

Dia Mundial da Diabetes: relançado portal informativo para as pessoas com diabetes

Dia Mundial da Diabetes: relançado portal informativo para as pessoas com diabetes

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se assinala hoje, é relançado o portal “Diagnóstico Precoce Foco na Diabetes”, com novas funcionalidades e uma linguagem mais simplificada e personalizada. De acordo com dados do Relatório Anual do Observatório Nacional da Diabetes de 2016, a diabetes já atinge mais de 13% da população portuguesa e 90% destes casos são de diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 2 é o tema central do portal “Diagnóstico Precoce da Diabetes”, uma iniciativa da empresa farmacêutica Merck: um portal que procura ser informativo e de educação para as pessoas com diabetes poderem gerir e controlar melhor a sua doença.

Com este portal e com outras atividades que serão desenvolvidas em paralelo, o objetivo é dotar as pessoas de conhecimentos para que possam adotar um estilo de vida mais saudável. Pretende-se também trazer para a discussão do tema os diversos intervenientes do setor, contribuindo ativamente para uma população mais e melhor informada.

No site pode-se encontrar conteúdo nas áreas da alimentação, exercício e informação específica sobre, por exemplo, as consequências da diabetes, como interpretar os sintomas ou que exames devem fazer as pessoas com esta doença.

Estará também disponível um questionário de avaliação de risco, para que as pessoas possam fazer uma pré-avaliação da sua condição e algumas ferramentas de auxilio à pessoa com diabetes, como por exemplo, o Diário da minha Glicose, o plano de Dieta Diário ou o registo de exames e análises, tudo ferramentas essenciais para que a pessoa com diabetes faça a gestão da sua doença de forma mais controlada e segura.

O portal também estará aberto à contribuição por parte de todos aqueles que o pretendam fazer com “conteúdos relevantes e credíveis”, refere a empresa farmacêutica em comunicado, pretendendo-se assim reforçar o papel ativo da pessoa com diabetes e dos seus cuidadores na gestão da doença e aumentar a sua literacia em saúde.