“Missão Diária: Ser Mãe” é a nova plataforma dedicada à Vitamina D na infância
Na nova página “Missão Diária: Ser Mãe” pode agora encontrar muita informação, respostas e novidades sobre a Vitamina D. Com esta iniciativa pretende-se também chamar a atenção para a importância da suplementação no primeiro ano de vida, uma recomendação da DGS.
Essencial para um crescimento saudável ao longo da vida, a Vitamina D é uma substância fundamental para o organismo humano já que, para além de assegurar uma adequada formação de massa óssea, é determinante na redução do risco de várias doenças crónicas. A sua importância é reconhecida, desde a conceção, já que contribui para um desenvolvimento saudável e equilibrado. Mas será que todos lhe reconhecem os benefícios?
Esta nova plataforma pode ser visitada por quem pretender conhecer melhor a Vitamina D: fatores de risco, causas de deficiência, sintomas, problemas decorrentes da deficiência de Vitamina D, formas de obtenção, efeitos benéficos, entre muitos outros temas. Para além de muita informação, não faltam conselhos, dicas, novidades e respostas para as questões dos seguidores.
Privilegiando a proximidade e a comunicação, outro dos objetivos da página “Missão Diária: Ser Mãe” é tornar-se num espaço de referência para quem tenha dúvidas, mas também tenha algo para partilhar, tornando-se assim numa ferramenta útil para todos os interessados nesta temática. Desmistificar mitos relacionados com a Vitamina D, será outro dos assuntos em destaque. Inclui também uma vertente dedicada à infância, onde se abordam temas como a alimentação, a escola, entre outros, mas também mais lúdica, não esquecendo as brincadeiras e travessuras dos mais pequenos, fomentando um estilo de vida saudável e ao ar livre.
Porque é a VITAMINA D tão importante?
Nas crianças, a Vitamina D é fundamental por todos os benefícios que acarreta, sendo essencial, no primeiro ano de vida, como forma de assegurar um crescimento saudável. Determinante para a saúde futura, a Vitamina D está associada à diminuição de vários problemas de saúde relacionados com as crianças, nomeadamente o raquitismo (doença que se caracteriza por uma extrema fragilidade óssea), irregularidades na dentição e alterações de crescimento.
Tendo em conta que cerca de 90% da Vitamina D, que o organismo necessita, provém da síntese cutânea por ação dos raios UVB e dada a impossibilidade de serem atingidas as doses diárias necessárias, em resultado da fraca exposição solar dos lactentes e crianças, a suplementação diária é uma das formas mais eficazes de obter esta vitamina.
Assim, e para evitar consequências na saúde infantil, a suplementação de Vitamina D é uma recomendação da Direção Geral de Saúde que indica, no primeiro ano de vida, doses de 400 UI/dia. No segundo ano de vida são aconselhadas doses adicionais, especialmente nos meses de outono e inverno.