LPCC comemora 77º aniversário no Convento de São Francisco, em Coimbra
A 4 de abril, quarta-feira, assinala-se o 77º aniversário da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC). Este aniversário vai contar com uma cerimónia comemorativa que vai decorrer na Sala Almedina do Convento de São Francisco, em Coimbra. Na ocasião será anunciada a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva.
A LPCC foi fundada a 4 de abril de 1941 e é referência nacional no apoio ao doente oncológico e à sua família, na promoção da saúde, na prevenção do cancro e no estímulo à formação e investigação em Oncologia. Os voluntários e os profissionais que desenvolvem a sua atividade na LPCC regem-se pelos princípios da humanização e solidariedade e por valores como a sensibilidade, a equidade, a ética, o respeito, o compromisso, a responsabilidade e a transparência. A LPCC prossegue vários objetivos, nomeadamente: divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a Saúde, com ênfase para a sua prevenção; contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico, em todas as fases da doença; cooperar com as instituições envolvidas na área da oncologia; estimular e apoiar a formação e a investigação em oncologia; estabelecer e manter relações com instituições congéneres nacionais e estrangeiras; desenvolver estruturas para as prevenções primária e secundária, tratamento e reabilitação, isoladamente ou em colaboração com outras entidades e defender os direitos dos doentes e dos sobreviventes de cancro.
No dia do seu aniversário, a cerimónia de abertura está marcada para as 10h00, e arranca com uma intervenção de Carlos Freire de Oliveira, presidente do Núcleo Regional do Centro da LPCC, que abordará os 50 anos desta entidade que estão a ser comemorados ao longo de 2018, seguido de Vítor Veloso, presidente da LPCC, e de João Pedro Pimentel, diretor do departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro. Durante a cerimónia, além da apresentação pública dos bolseiros, a quem foram atribuídas as Bolsas LPCC 2017/2018, destaca-se a comunicação de Mafalda Laranjo, que apresentará publicamente os resultados do projeto de investigação sobre “Terapêutica Fotodinâmica no cancro” e o valor total investido pela LPCC em Bolsas entre 2013 e 2017.
Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Dr. Artur Santos Silva
Nesta manhã, será também apresentada pelo presidente da LPCC, Vítor Veloso, a abertura do Prémio Nacional de Oncologia da Liga Portuguesa Contra o Cancro Artur Santos Silva. O presidente da LPCC explicará o âmbito bem como o funcionamento deste prémio. O antigo Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian proferirá uma conferência intitulada «Desafios para o 3.º setor na construção de uma sociedade mais justa”. Esta cerimónia comemorativa terminará com a atuação do “Coro ao Centro”, grupo coral constituído por cerca de 20 elementos que nasceu no espaço do Centro de Voluntariado Ocupacional e cresceu até à integração dos doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Por Rita Rodrigues