Pedro Fernandes dá voz a campanha educacional sobre a infeção por VIH
“VIH é” é uma campanha educacional desenvolvida pela Gilead Sciences, lançada em 2017, no Dia Mundial de Luta Contra a Sida. Depois da presença em locais públicos, no cinema e do site – que é a base da campanha e que está continuamente a ser atualizado com nova informação -, a campanha “VIH é” chega agora à SIC e à FOX com um spot de 15’’ a que Pedro Fernandes dá voz.
“VIH é: Mais do que ser positivo” trata-se de uma campanha inovadora sobre a infeção por VIH com o objetivo de informar e esclarecer as pessoas que vivem com VIH e também os seus familiares. Pretende ainda informar a população em geral, sobre a infeção por VIH, os fatores de risco, bem como a gestão de comorbilidades associados à doença promovendo assim a literacia em saúde e a qualidade de vida dos doentes. A par da televisão, a 2ª vaga da campanha “VIH é” arrancou, no dia 3 de Maio e marcará presença nas salas de espera das consultas de VIH dos hospitais, assim como nas farmácias hospitalares com a distribuição de trípticos informativos. Os ginásios Holmes Place e Fitness Hut serão outros dos locais onde se pretende aumentar a consciencialização sobre a infeção por VIH, com a exposição de cartazes que convidam a visitar o site da campanha.
A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, a Sociedade Portuguesa de Doenças Infecciosas e Microbiologia Clínica, Abraço, AJPAS, Seres, Ser+, Positivo, Fundação Portuguesa “A Comunidade contra a SIDA”, GAT e Liga Portuguesa Contra a SIDA são exemplo de sociedades científicas e associações de doentes que se associaram a esta campanha de “disease awareness”.
Por Rita Rodrigues