“Gestão descentralizada e participada” foi o tema central do III Congresso do SNS
Terminou hoje o III Congresso do Serviço Nacional de Saúde: Património de Todos, uma organização da Fundação para a Saúde – SNS em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra. O evento decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, entre ontem e hoje, sendo o tema central a “Gestão descentralizada e participada”.
A Fundação para a Saúde – SNS, fundada em 2012 e atualmente presidida por José Aranda Silva, primeiro presidente do Infarmed e ex-bastonário da Ordem dos Farmacêuticos. Os objetivos desta fundação passam pela promoção e apoio à inovação no SNS, bem como a ajuda na divulgação do espaço nacional e internacional e na criação de uma maior literacia da população portuguesa sobre a melhor forma de utilizar, tirar proveito e ajudar no desenvolvimento do SNS.
No decorrer dos dois dias de trabalho, foram várias as temáticas em discussão, tendo um maior destaque a importância da participação dos cidadãos e a literacia em Saúde, a necessidade de inovação no âmbito da organização e da governação, e a resposta dos serviços públicos de Saúde em contextos de crise. Na sessão de abertura, o evento contou ainda com a presença do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa e do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.
Por Rita Rodrigues