Simpósio “Família, Criança e Escola” uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso
Durante o dia de amanhã, 25 de maio, entre as 9h e as 18h, decorrerá na Fábrica de Santo Thyrso o simpósio “Família, Criança e Escola” uma iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso (CMST) com o apoio da Psicovila. Sílvia Tavares, vereadora da educação da CMST explica, em declarações ao Raio-X que este simpósio será “um momento de crescimento conjunto e colaborativo”.
Raio-X (RX) – Como surgiu a ideia de criar este simpósio?
Sílvia Tavares (ST) – Este Simpósio está integrado na visão que este Município tem para a Educação. Para a Câmara Municipal de Santo Tirso a Educação é uma prioridade e temos vindo a desenvolver um conjunto de estratégias e iniciativas promotoras do sucesso educativo dos alunos do nosso concelho. A Educação é uma área verdadeiramente transversal a diferentes domínios, sendo que a família, a criança e a escola são elementos chave, assim como o conjunto de atores que intervém nestes diferentes domínios e contextos. Acima de tudo, pretendemos que este primeiro simpósio seja um momento de encontro e partilha entre os diferentes agentes, e que permita uma reflexão sobre as melhores práticas. As respostas surgem com base na experiência daqueles que diariamente se dedicam com afinco a esta missão. Uma missão que é de todos e à qual o Município de Santo Tirso tem procurado corresponder às necessidades e realidades existentes nas escolas. Assim, este simpósio será, sem dúvida alguma, um momento de crescimento conjunto e colaborativo.
RX – O simpósio tem três grandes temas. Em que critérios se basearam para os eleger?
ST – O Simpósio tem três temas principais e uma mesa de apresentação dos Projetos já em curso no Município de Santo Tirso. Os temas focam-se em questões relacionadas com as práticas centradas na família, as competências parentais e parentalidade positiva, assim como questões relacionadas com a saúde infantil. Serão igualmente apresentados os projetos em curso no município, nomeadamente o Santo Tirso “Aprende+” (uma plataforma digital inovadora que está a revolucionar a forma de ensinar e a interação alunos-pais-professores no nosso município), o “Fintando a Dislexia” e ainda o projeto “Intervenção Social nas Escolas”.
A Educação faz-se de uma forma sistémica e verdadeiramente ecológica. Nesse sentido, a família, as competência parentais, o conhecimento do desenvolvimento infantil normativo em diferentes áreas como a Educação de Infância e Ensino do 1º ciclo, a Terapia da Fala, a Terapia Ocupacional, a Psicomotricidade, a Psicologia, a Medicina, e entre muitas outras, permitirão agir atempadamente e de uma forma preventiva e encontrar as melhores respostas para cada situação. É uma preocupação constante da nossa parte criar condições para o sucesso escolar que vai muitas vezes para além daquilo que se passa em contexto escolar. Capacitar todos os agentes e criar respostas eficazes será uma preocupação sempre presente nas ações do Município de Santo Tirso, no âmbito da Educação.
RX – Qual é o público-alvo deste simpósio?
ST – Este Simpósio destina-se a profissionais da área da educação: como Professores, Educadores de Infância, Psicólogos, Auxiliares de Ação Educativa; da área social: como educadores sociais, assistentes sociais; da área da saúde: como médicos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, terapeutas da fala, enfermeiros, entre outros; e, como não poderia deixar de ser, pais e encarregados de educação.
RX – Quais são os objetivos que pretendem ver alcançados?
ST – Os principais objetivos passam pela capacitação dos agentes educativos em competências transversais na área da educação e da saúde, promover o diálogo, a cooperação e partilha de experiências em curso e projetados para o Concelho, assim como a atualização técnica e científica com temas atuais e de elevada pertinência para práticas educativas que promovam o sucesso escolar. Será uma jornada de trabalho pela positiva, na procura de respostas e não somente com o foco nos problemas, e na construção de alternativas e práticas educativas inovadoras do ponto de vista pedagógico, reforçando o trabalho colaborativo entre Município, escolas e agentes sociais da saúde.
RX – É algo a que querem dar continuidade com realização periódica?
ST – Todas as iniciativas que promovam o benefício de práticas pedagógicas cada vez mais eficazes serão sempre para repetir. As nossas expetativas para este primeiro Simpósio são elevadas, como se pode ver pelo programa. Contaremos com excelentes oradores e temas bastante atuais, que em muito irão contribuir para a evolução e aprendizagem em diferentes domínios. Contamos com mais de uma centena de participantes, o que para um evento de âmbito mais local nos deixa bastante satisfeitos, logo à partida. Estamos certos que será um evento que em muito irá contribuir para partilhar experiências e adquirir conhecimento nestas áreas, para quem nele participar. No final do simpósio todos sairemos mais ricos, mas fundamentalmente com a certeza que podemos sempre fazer mais e melhor. Os desafios motivam-nos, e o Município de Santo Tirso estará sempre disponível para inovar, e abraçar novos desafios para a promoção do sucesso escolar das nossas crianças e maior participação da família na escola.
Veja o programa do evento: