“Depois do Cancro, a Vida” é o mote da Campanha Make Sense protagonizada por sobreviventes de cancro
«Depois do Cancro, a Vida» é o mote da campanha que reúne a imagem e a história de 12 sobreviventes de carcinomas da cabeça e pescoço. Esta campanha surge no âmbito da 6.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço e visa sensibilizar a comunidade e decisores para a importância de apoiar aquelas que vencem a mais dura batalha.
“O cancro é uma dura batalha à qual cada vez mais as pessoas sobrevivem, especialmente se existir um diagnóstico precoce, e é crucial ajudar estas pessoas a retomarem as suas vidas” e por isso “é necessário sensibilizar a população, os media e órgãos decisores para as necessidades dos sobreviventes”, alerta Ana Castro, médica oncologista e Presidente do Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço (GECCP). Por sua vez, José Alves, Presidente da ASADOCORAL e simultaneamente protagonista da campanha partilha que “É importante encontrar formas de chegar ao doente oncológico, perceber as suas necessidades e dar-lhes oportunidades para reaverem a sua vida de volta.”
No âmbito da celebração da 6.ª Semana Europeia de Luta Contra o Cancro de Cabeça e Pescoço serão desenvolvidas várias iniciativas, nomeadamente, a inauguração de uma Exposição Fotográfica na Assembleia da República – “Depois do Cancro, a Vida”, que vai estar patente entre os dias 19 de setembro e 05 de outubro e pretende imortalizar a esperança de quem sobrevive e quer retomar a sua vida.
Além desta exposição, o GECCP vai avançar com um projeto-piloto de educação infantojuvenil que pretende sensibilizar alunos de escolas básicas para a importância de manter uma boa higiene oral como forma de prevenção de doenças graves. E, para terminar, será ainda lançado um projeto de formação multidisciplinar dirigida a especialistas de Medicina Geral e Familiar.
Sendo esta uma campanha de âmbito global, outros países estão a desenvolver ações de sensibilização e René Leemans, Presidente do Comitê e Direção da Campanha Make Sense refere que “a campanha não seria o sucesso que é hoje, sem a dedicação das equipas locais por toda a Europa, Brasil e Coreia do Sul”.
Esta é uma iniciativa da Sociedade Europeia de Cabeça e Pescoço (EHNS), GECCP e ASADOCORAL, com o apoio de Merck, Norgine, BMS, MSD, AstraZeneca, Delta Cafés, Ordem dos Farmacêuticos, Holon e Associação das Doenças da Tiróide (ADTI).