Área Reservada

Vencedores da 7ª edição do prémio saúde sustentável apresentados amanhã

Vencedores da 7ª edição do prémio saúde sustentável apresentados amanhã

Os vencedores do Prémio Saúde Sustentável 2018 são anunciados amanhã, dia 3 de Outubro, no Museu do Oriente, em Lisboa.

“Nesta edição recebemos 95 candidaturas, um número excecional em relação aos anos anteriores, sucesso que atribuímos ao envolvimento e apoio de todos os intervenientes e ao reconhecimento desta iniciativa. Este prémio é importante na medida em que permite distinguir o trabalho das várias instituições e partilhar o trabalho de excelência que estão a fazer pela saúde em Portugal”, afirma Francisco Del Val, Diretor Geral da Sanofi Portugal.

A cerimónia de entrega de prémios conta com vários convidados, figuras de relevo na área da saúde e política em Portugal como oradores, como é o caso de: Maria do Céu Machado, Presidente do INFARMED; Maria de Belém Roseira, Ex-Ministra da Saúde; e ainda, Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde e Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos.

 A sessão de encerramento está a cargo de Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde e Jorge Sampaio, Ex-Presidente da República.

A iniciativa, da Sanofi e do Jornal de Negócios, conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e distingue anualmente instituições empenhadas em melhorar o serviço que prestam aos portugueses e em otimizar o seu funcionamento, também a nível da própria estrutura, resultando em exemplos diferenciadores e promotores da sustentabilidade da saúde no nosso país.

Consulte o programa completo AQUI

Inscrições AQUI.

ATUALIZAÇÃO ENVIADA A 3 DE OUTUBRO

Os grandes vencedores do Prémio Saúde Sustentável 2018, nas 5 categorias são:

     1.Cuidados Primários

Vencedor: ACES Cávado III – Barcelos Esposende

Projeto: Gestão do Percurso do Utente com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC)

Esta iniciativa passa pela reorganização do papel das equipas e dos profissionais da instituição na resposta assistencial à pessoa com DPOC, melhorando o acesso aos meios complementares de diagnóstico e o acesso do utente aos cuidados de saúde, reduzindo os custos diretos e indiretos para o SNS, o que resulta na maximização da capacidade de resposta do serviço e no aumento da satisfação dos utentes.

     2. Cuidados Hospitalares

Vencedor: Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho – Unidade Neurorradiologia de Intervenção/ Unidade de AVC

Projeto: Stroke Center

Esta instituição adotou a organização de Stroke Center, definida pela European Stroke Organization, que requer a existência de equipas multidisciplinares no mesmo centro hospitalar e a criação de uma rede de relações com várias unidades de AVC de outras instituições vizinhas. Além disso, esta instituição iniciou e liderou a disponibilização de cuidados da terapêutica endovascular.

     3.Cuidados Continuados

Vencedor: Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande

Projeto: Cuidar em Humanitude

O projeto Cuidar em Humanitude permite aos cuidadores profissionalizar os quatro pilares fundamentais da prestação de cuidados: olhar, palavra, toque e verticalidade, cumprindo as regras de arte de uma Sequência Estruturada de Procedimentos Cuidativos Humanitude (SEPCH). Esta iniciativa teve um reflexo bastante positivo nos cuidadores, melhorando a sua satisfação pessoal e profissional, e nas pessoas cuidadas, tendo-se registado a redução de comportamentos de agitação/oposição/recusa e da degradação física e mental, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida em geral.

     4.Prevenção e Promoção da Saúde

Vencedor: Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho

Projeto: Domiciliação

Este projeto passa pela criação da Consulta de Enfermagem ao Cuidador, direcionada aos cuidadores de pessoas com demência. Assim, o foco deixa de ser exclusivamente a pessoa cuidada e passa também a incluir o cuidador, enquanto recurso terapêutico primordial, resultando numa mudança na prestação de cuidados de saúde.

     5. Projetos Especiais Integrados

Vencedor: Unidade Local de saúde do Litoral Alentejano

Projeto: Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade

Trata-se de um processo colaborativo de trabalho, focado nas necessidades do indivíduo e do indivíduo e dos seus cuidadores, permitindo a integração da prestação de cuidados em torno dos doentes crónicos. Uma das grandes mais-valias desta iniciativa é a redução significativa do número de admissões nos serviços do urgências das unidades de saúde onde foi implementado.

O júri atribuiu, ainda, 4 menções honrosas a instituições que se destacaram por critério de avaliação, são elas:

  1. Resultados em Saúde – Fundação Nossa Senhora do Bom Sucesso
  2. Experiência do Cidadão – Hospital Garcia da Orta, EPE- Centro de Responsabilidade de Oftalmologia, NOA – Núcleo de Oftalmologia de Almada
  3. Sustentabilidade Económica – Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho- Centro de Diagnóstico Pré-Natal
  4. Carácter Inovador – Multicare – Seguros de Saúde, S.A

“A edição deste ano do Prémio Saúde Sustentável contou com 95 candidaturas, um número excecional em relação às edições anteriores. É para nós uma honra contar com iniciativas realmente diferenciadores assentes na inovação, na melhoria dos serviços e na humanização dos cuidados prestados em saúde. Este prémio é muito relevante porque permite reconhecer e partilhar o trabalho destas instituições e das suas equipas. São boas práticas que reflectem o planeamento, a evolução e as sinergias contribuindo de forma clara e inegável para a sustentabilidade da saúde.”, afirma Francisco Del Val, Diretor-Geral da Sanofi Portugal.

Esta iniciativa que conta com um júri notável e com o Alto Patrocínio da Presidência da República, tem como principal objetivo distinguir e premiar entidades, sejam elas individuais ou coletivas, privadas ou do sector social, independentemente do serviço que prestam à sociedade, que se tenham destacado por promover e implementar princípios e ações de sustentabilidade com impacto significativo na saúde.

A cerimónia de entrega de prémios contou com figuras de relevo na área da saúde e política em Portugal e com oradores, como é o caso de: Adalberto Campos Fernandes, Ministro da Saúde; Jorge Sampaio, Ex-Presidente da República, Maria do Céu Machado, Presidente do INFARMED; Maria de Belém Roseira, Ex-Ministra da Saúde; e ainda, Graça Freitas, Diretora Geral da Saúde, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos e Joana Camilo, Presidente, ADERMAP- Associação Dermatite Atópica Portugal.