Cruz Vermelha promove rastreios cardiovasculares gratuitos no Estoril
Com o objetivo de fazer um diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares a Cruz Vermelha Portuguesa, com a coordenação do Hospital da Cruz Vermelha (HCV), promove, nos próximos dias 29 e 30 de novembro, das 09h00 às 17h00, rastreios cardiovasculares gratuitos para toda a população. Estes terão lugar na delegação da Cruz Vermelha da Costa do Estoril, onde está integrada a Academia Sénior da Cruz Vermelha.
As doenças cardiovasculares, como a doença isquémica cardíaca e as doenças cérebro vasculares, continuam a ser a principal causa de mortalidade e de incapacidade em todo o mundo, principalmente no ocidente, em grande parte devido à falta de prevenção e de ausência de avaliação antecipada aos indivíduos de risco.
A iniciativa contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, do presidente da Cruz Vermelha, Francisco George, e de uma equipa multidisciplinar de profissionais de saúde do HCV. Para além dos rastreios, focados na avaliação do risco cardiovascular e de síndrome metabólico, haverá ainda palestras sobre várias temáticas que contribuem para a literacia em saúde, entre as quais destacamos: “Como cuidar do seu coração”, ministrada por Fernando Matias, médico cardiologista do HCV; “Saiba porque é que a idade das suas artérias é tão importante”, ministrada por Luis Baquero, cirurgião cardíaco do HCV; “Mitos e verdades das doenças metabólicas/ o papel do tratamento clínico” por Vaneska Reuters, médica endocrinologista do HCV.
Fernando Matias, responsável pelo Programa de Prevenção do Risco Cardiovascular, explica que “O grande objetivo da Cruz Vermelha e do HCV é que esta seja a primeira de muitas iniciativas para uma maior prevenção das doenças cardiovasculares em Portugal e consequentemente diminuição da taxa de mortalidade. Queremos que todos os indivíduos com risco cardiovascular sejam acompanhados corretamente com uma avaliação antecipada, no terreno, para antecipar soluções efetivas.”
Consulte o programa: