BP Portugal apoia campanha “Cada Segundo Conta”
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), em conjunto com a BP Portugal, vai promover uma iniciativa para a consciencialização do enfarte agudo do miocárdio, durante o mês de maio, mês do coração. Esta parceria surge no âmbito da campanha “Cada Segundo Conta”, que será divulgada nos ecrãs dos postos de abastecimento de combustível, nas televisões internas da gasolineira e, ainda, nas suas redes sociais.
“A BP reconhece a importância do trabalho de associações como a APIC e deste tipo de campanhas de sensibilização junto da população. Além disso, esta parceria insere-se na estratégia de responsabilidade social da BP e nas ações que criamos para gerar impactos positivos na comunidade”, refere Anabela Silva, Diretora de Marketing e Relações Externas da BP Portugal.
“Reduzir o número de mortes por enfarte é uma responsabilidade conjunta dos profissionais de saúde e de uma população informada e é nesse sentido que surge esta iniciativa. É nosso dever contribuir para o aumento do conhecimento sobre os sintomas de alarme para o enfarte, uma das principais causas de morte no nosso país”, explica João Brum da Silveira, presidente da APIC.
O enfarte agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias do coração fica obstruída, fazendo com que parte do músculo cardíaco fique em sofrimento por falta de oxigénio e de nutrientes. Dor no peito, suores, náuseas, vómitos, falta de ar e ansiedade são sintomas de alarme para o enfarte agudo do miocárdio. Não os ignore. Ligue rapidamente 112 e siga as instruções que lhe forem dadas.
Para prevenir o enfarte é importante adotar um estilo de vida saudável: não fumar, reduzir o colesterol, controlar a tensão arterial e a diabetes, fazer uma alimentação saudável, praticar exercício físico, vigiar o peso e evitar o stress.
Para mais informações sobre o enfarte consulte AQUI.