Inovação terapêutica e tecnológica em foco no Congresso de Pneumologia do Norte
Tradicionalmente realizado na Fundação Dr. António Cupertino Miranda, o Congresso de Pneumologia do Norte vai decorrer, este ano, no Centro de Congressos do Hotel Sheraton, no Porto, entre os dias 5 e 7 de março. Os motivos, explica Gabriela Fernandes, prendem-se com o facto de “este evento ter uma participação crescente ao longo dos anos, pelo que, o local onde habitualmente se realizava, ter deixado de reunir as melhores condições para o seu acolhimento”. Esta mudança, garante a presidente da comissão organizadora do Congresso, “vai permitir a participação de um maior número de inscritos e a realização de cursos de maior dimensão”.
O Congresso de Pneumologia do Norte, realizado em conjunto com as Jornadas Galaico-Durienses de Pneumologia, é um dos acontecimentos científicos de maior relevância, a nível nacional, no que diz respeito à patologia respiratória, sendo conhecido por uma participação intensa desde a primeira à última sessão, com salas cheias e debate aceso.
Este ano, o programa científico reserva sessões dedicadas às “doenças obstrutivas pulmonares, difusas e infeciosas, à patologia oncológica, aos cuidados respiratórios domiciliários e à ventilação. “Poderemos assistir a mesas redondas, sessões clínicas interativas, cursos, exposição, discussão de trabalhos científicos e simpósios, havendo espaço dedicado aos nossos colegas de Espanha, nas jornadas galaico-durienses”
Em relação aos temas dos cursos pós-congresso, no dia 7 de março, “optámos pelo Transplante Pulmonar, destinado a especialistas internos interessados no tema; pela Endoscopia Respiratória (EBUS): da teoria à prática, destinado a pneumologistas dedicados à Broncologia; e Cuidados Respiratórios Domiciliários, destinado preferencialmente a especialistas de Medicina Geral e Familiar”, descreve Gabriela Fernandes.
Atualizar e discutir os temas mais marcantes da Pneumologia atual, dando atenção particular à inovação terapêutica e tecnológica, assim como à alteração da história natural das doenças respiratórias são os objetivos deste congresso, no qual se espera a participação de todos os que se dedicam ao estudo, prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças respiratórias nas suas diferentes vertentes.
Saiba mais aqui.