Organização Mundial da Saúde anuncia Escola Nacional de Saúde Pública como Centro Colaborador
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa (ENSP-NOVA) como Centro Colaborador – WHO Collaborating Centre for education, research and evaluation of safety and quality in healthcare.
Os Centros Colaboradores são instituições a quem a OMS reconhece a competência e expertise em determinadas matérias/áreas e com quem tem um histórico de colaboração reconhecida e de elevado valor.
A designação da ENSP-NOVA enquanto Centro Colaborador OMS resulta de um longo processo de colaboração entre as instituições, iniciada há mais de oito anos, e do reconhecimento do valor e relevância das atividades que têm sido desenvolvidas pela ENSP-NOVA na área da Qualidade em Saúde e Segurança do Doente, das quais se destacam uma pós-graduação internacional, organização de encontros internacionais e a liderança do grupo de investigação NOVAsaúde – Quality Improvement and Patient Safety.
Com esta designação, a Escola integra agora uma rede colaborativa internacional que desenvolverá atividades de acordo com um plano de trabalho a 4 anos, definido e alinhado com os objetivos da OMS. As atividades vão desde a recolha de informação/dados para análise e desenvolvimento de investigação colaborativa, ao apoio na implementação e na avaliação de políticas e estratégias da OMS a nível local, regional, nacional ou internacional, à organização de reuniões conjuntas, ao desenvolvimento de ações e programas de formação, e de guidelines, relatórios e recomendações.
Para Paulo Sousa, docente e investigador ENSP-NOVA e coordenador do Centro Colaborador “trata-se de desafio e de uma responsabilidade acrescida para a ENSP-NOVA, mas também de uma excelente oportunidade para reforçar o estatuto da Escola na liderança e no desenvolvimento de parcerias e colaborações a nível nacional e internacional, neste domínio”.